Assistindo a algumas partidas de futebol percebi que narradores e comentaristas costumam dizer que, quando um time está ganhando, começa a “administrar” o resultado. Após ouvir isso algumas vezes, me pareceu que estão definindo administração como gerenciar ou manter aquilo que foi conquistado como resultado positivo. Mas será que administrar se resume a apenas isso?
Não que os estimados colegas que transmitem os jogos de futebol e outros esportes estejam errados quanto ao conceito de Administração que, dentro de uma expectativa voltada ao curtíssimo prazo da partida, a equipe que está ganhando irá sim procurar manter o resultado, esperar como o outro time irá reagir diante do escore adverso para, a partir disso, aplicar novas estratégias para ao menos “segurar o placar”. Assim, podemos então observar que ambos procuram administrar o jogo dentro dos resultados desejados; mas tenhamos em mente que o conceito de Administração vai mais além.
Obviamente já devem ter percebido que a resposta para a pergunta presente no final do primeiro parágrafo é não! Administrar é algo dinâmico e envolve uma série de aspectos, inclusive recursos, informação e processos. Cada vez mais gerenciar um empreendimento, especialmente organizações e empresas, se torna algo mais desafiador exigindo habilidades e conhecimentos de quem cumpre o papel de administrador ou está envolvido com a administração do negócio.
Sabendo que administrar é também estabelecer objetivos, metas, táticas e estratégias determinando como devem ser aplicados, executados, seguidos e alcançados, todos os esforços se concentrarão para a realização deste planejamento, que deve ser viável, e todos os recursos organizacionais (financeiros, materiais, humanos, informacionais e outros) serão envolvidos, integrados e otimizados para tais conquistas. Deste modo, ao alcançar determinados resultados haverá um momento em que a empresa desejará manter certos padrões, mas logo virão novos desafios que exigirão uma postura ativa para reagir e, de preferência, antever mudanças e buscar novas tomadas de decisão.
Ou seja, administrar é, juntamente com o entendimento de tudo o que ocorre numa empresa e o cuidado e a atenção que devem ser dados aos seus setores, parceiros comerciais, recursos organizacionais e etc. fazendo com que trabalhem em conjunto de forma organizada, buscar através de tudo isso excelência na tomada de decisão, melhoria de resultados e logicamente maior rentabilidade para o negócio, através de ações e atitudes que tragam inovação, economia, aprendizagem e inteligência.
Planejar, organização, liderar e controlar são os quatro elementos básicos que definem a administração. Não basta ser um bom líder, mas saber envolver as pessoas, trabalhar com aspectos motivacionais, formar equipes e lideranças, dentre outros aspectos e integrá-las, juntamente com outros recursos como dito anteriormente, num planejamento realista, coerente e condizente com os ambientes interno e externo de atuação da empresa e que o mesmo seja flexível e adaptável para prováveis mudanças; saber também organizar todos estes elementos e por fim controlar todos estes aspectos e resultados que forem sendo atingidos exigem uma gestão criativa e um administrador preparado e que conhece muito bem sobre a empresa e o negócio.
Desde uma pequena empresa até uma de grande porte, a alta administração, como muitas vezes é definida dentro de uma hierarquia organizacional, de quem parte as principais decisões e está ligada a área estratégica, deve estar preocupada em exercer uma gestão que vise o curto, médio e longo prazos, indo além do simples “manter o resultado” ou “não se mexe em time que está ganhando”; pois novos desafios virão e a empresa deverá estar preparada para
enfrentar as ameaças e aproveitar as oportunidades, exigindo da administração uma postura realmente dinâmica e com capacidade para estabelecer uma gestão bem eficiente e eficaz.
É primordial o administrador, especialmente o profissional com preparo e formação nesta área, estar constantemente atualizado com seus conhecimentos e saber lidar com várias situações e informações para buscar tomar as melhores decisões. Não é fácil desenvolver e manter uma empresa com boa performance, mas aquelas que conseguem isso tem muito mais chances de sucesso, de conquistar bons resultados e, além de mantê-los, buscar novos e melhores, sendo isso uma evolução contínua.
Por fim, administrar é também conhecer bem o passado, gerenciar da melhor forma possível o presente e buscar um futuro promissor. Isso exigirá, além de tudo já citado, uma visão globalizada e grande expertise dos envolvidos com a gestão. Investir na administração do empreendimento se torna cada dia mais essencial. Comemoram as conquistas e os resultados alcançados, mas estejam preparados para realizar outras ainda maiores! Sucesso a todos.
Demetrio Luiz Pedro Bom Junior
Contador e Administrador de Empresas
CRC SP-315480/O-1 / CRA SP 78891
1º Vice Presidente – AESCON
E-mail: demetriolpbjr@rodrigo