A contadora, empresária contábil, Ana Lúcia Corsino Picão, 2ª vice-presidente da AESCON-RP e conselheira do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), participou ativamente da elaboração do e-book Reforma Tributária — Contabilização com a incidência da CBS e IBS, desenvolvido pela Comissão Técnica da Reforma Tributária do CRCSP.

A publicação, lançada em 14 de agosto, é publicada pela Editora Atlas, integrante do GEN | Grupo Editorial Nacional, e se dedica a uma das questões que ganham importância com a implantação do novo sistema de tributação do consumo: os reflexos da CBS e do IBS na Contabilidade.

Integrante da Comissão Técnica, Ana Lúcia participou do trabalho que resultou na publicação, que reúne fundamentos e modelos de contabilização e examina os efeitos da nova sistemática sobre ativo, passivo e resultado. Entre os assuntos abordados estão não cumulatividade, créditos de CBS e IBS, split payment, Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), fluxo de caixa e formação de preços.

O conteúdo considera a legislação e a regulamentação conhecidas até o fechamento da edição, em 31 de julho de 2026, e apresenta orientações para o tratamento contábil da CBS e do IBS diante das diferentes situações que poderão surgir com a implementação do novo modelo tributário.

A presença de profissionais ligados à AESCON-RP na Comissão também inclui os diretores José Augusto Picão e William Peterson de Andrade, que integram o grupo técnico do CRCSP e constam entre os membros relacionados na publicação.

“Para a AESCON-RP, a participação de Ana Lúcia na elaboração do e-book merece reconhecimento pela dedicação ao estudo e à produção técnica em um período de importantes mudanças para a profissão contábil. A entidade também registra o trabalho dos demais profissionais de sua diretoria que participam da Comissão”, destaca o presidente da Associação, Demetrio Luiz Pedro Bom Junior.

O lançamento do e-book foi apresentado em edição do programa Contabilidade na Real, transmitida pelo CRCSP, reunindo profissionais envolvidos na publicação e ampliando o acesso ao conteúdo produzido pela Comissão Técnica.