Na manhã desta quarta-feira, dia 17 de abril, o CRCSP em parceria com a Casa do Contabilista realizou o Seminário Contábil da Área Pública em Ribeirão Preto, no Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto. O evento, que visa melhorar as atividades sobre atos financeiros, orçamentários e patrimoniais, contou com a participação da conselheira Vera Lucia Vada; conselheiro Marcelo Viaro Berloffa, além dos convidados Walter Assis da Cunha, delegado representante do CRCSP na cidade de Ribeirão Preto, Ana Lucia Corsino Picão, presidente da Aescon-RP, conselheira no CRCSP E Joao Carlos Castilho Garcia, presidente do CRCSP. Também estiveram presentes o 1º vice-presidente da AESCON RP, Demetrio Luiz Pedro Bom Junior e o diretor da AESCON RP e conselheiro CRCSP, José Augusto Picão.

O público alvo foram os profissionais da Contabilidade com registro ativo no CRCs e estudantes com cadastro, gestores e demais profissionais que atuam no setor Público. Dentre os temas abordados, foram destaque as seguintes palestras: PCA como instrumento de planejamento público para a execução orçamentária, financeira e contábil, com o palestrante Alexandre Di Pietra; Implantação dos Custos na Prefeitura e Câmara, e o reflexo na Contabilidade Pública, ministrada por Roberto de Oliveira Júnior; IEG-M como fator de melhoria do Planejamento da Contabilidade e do Orçamento Público, abordada por Luciano Aparecido de Lima.

De acordo com a presidente da AESCON, Ana Lúcia Corsino Picão, a iniciativa integra as ações da Casa do Contabilista, que une por meio de parcerias, esforços para garantir a disseminação do conhecimento na área contábil.

Confira o currículo dos palestrantes do Seminário

Palestrante: ALEXANDRE DI PIETRA

Advogado e Profissional da Contabilidade atuante na área das Finanças Públicas; Especialista em Direito Eleitoral pela Escola Superior da Magistratura EJEP/TRE-SP; Professor/Palestrante pelo CRC-SP, pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), SGP Solução em Gestão Pública, IBRAP, SENAC, Unipública, EGP – Equipe Gestão Pública, e da Focus Business School; Chefe da Contabilidade da Câmara Municipal de Santa Isabel-SP; Pregoeiro/Ex-presidente da Comissão Permanente de Licitações; Assessor e consultor em diversos municípios e órgãos públicos; Membro da Comissão Técnica (TSE/CFC 2016 – 2023), Membro da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/SP, Membro da ABRADEP, Consultor especialista em Contas de Partidos e Candidatos, defesas e recursos; Autor e Coautor de Livros e outras publicações.

Palestrante: LUCIANO APARECIDO DE LIMA

Contador e pós-graduado em Gestão Pública pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2011) e mestrado em Administração das Micro e Pequenas Empresas pelo Centro Universitário Campo Limpo Paulista – UNIFACCAMP (2016). Foi secretário de finanças da Prefeitura de Bragança Paulista, da Prefeitura de Leme/SP e em Paulínia/SP foi Diretor de Finanças e Secretário de Finanças e Administração, Atua como Palestrante em Administração e Finanças Públicas desde 2012 – é professor da UNIFACP Paulínia e foi coordenador do curso de ciências contábeis da UNIFACP Paulínia e da Faculdades Anhanguera FAC Jundiaí. Tem experiência na área de administração, com ênfase em Contabilidade e Finanças Públicas, atuando desde 1998 principalmente nos seguintes temas: finanças públicas, contabilidade pública, controle interno, tribunal de contas, orçamento público, lei de responsabilidade fiscal, transparência fiscal, desburocratização e gestão pública.

Palestrante: ROBERTO DE OLIVEIRA JUNIOR

Contador, Mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica pela FECAP. Professor de cursos de graduação e pós graduação. Contador e profissional das áreas administrativa e financeira a mais de 30 anos, sendo que nos últimos 22 anos está atuando na administração pública municipal. Contador público de carreira, da Prefeitura de Mogi Mirim, onde exerceu o cargo de Diretor Financeiro e Secretário de Finanças, atuou ainda como Contador Geral do Município de Jundiaí. Atualmente é palestrante do CRC/SP, presta serviços de consultoria e treinamentos em gestão pública municipal.