Segundo a FIA Business School, marketing pessoal é uma competência que pode ser desenvolvida para promover habilidades e qualificação profissional por meio da autopromoção, ou seja, a partir da forma como o profissional “vende” a sua imagem.
No marketing pessoal, o que se busca é a popularidade, mas pelas razões certas. É algo que se faz no nível das empresas, quando a marca tem o objetivo de se posicionar no mercado, como uma resposta à questão “como você quer ser visto?”. Tenha certeza de que, com um marketing pessoal bem planejado e executado, os resultados tendem a ser muito melhores em suas atividades profissionais.
Você já ouviu falar do termo “low profile”? Essa é a expressão em inglês para designar aquela pessoa discreta, que fala pouco, mas que geralmente mostra bons resultados naquilo que faz. Ainda que seja considerada uma qualidade para alguns, comenta a FIA Business School, essa aversão à promoção pode ser prejudicial para a carreira por um simples motivo: um mau profissional que sabe se promover pode tirar a vaga de um bom profissional que não sabe. Eis a importância do marketing pessoal, uma forma de não apenas promover uma imagem, mas também fazer justiça a quem tem talento e merece se destacar.
A FIA Business School sugere 10 dicas para auxiliar as pessoas a fazerem seu marketing pessoal do jeito certo. Dentre, elas, seguem as que julgo imprescindíveis:
1) Saiba qual é o seu diferencial: seria uma perda de tempo trabalhar para vender algo que não acrescenta em nada; portanto, cabe a você descobrir o que o diferencia dos outros. É preciso analisar a fundo uma série de questões pessoais, formação e o próprio mercado para se chegar a uma característica distintiva;
2) Tenha perfis ativos nas redes sociais: um dos tipos de marketing pessoal mais utilizados é o que se faz nas redes sociais, como é o caso dos influenciadores. Afinal, o Brasil é o terceiro país mais conectado do mundo: as pessoas passam uma média de 3 horas e 42 minutos por dia online em redes como Facebook, WhatsApp e Instagram;
3) Faça networking: um dos tipos de marketing pessoal mais efetivos (embora indireto) é aquele que parte não da própria pessoa, mas de seus amigos e colegas de trabalho. O networking é uma das maneiras mais seguras de conquistar a confiança, quando passamos a ser indicados pelos outros em razão de um trabalho bem feito ou da nossa postura profissional;
4) Promova seu trabalho e conquistas: a maneira mais básica de fazer marketing pessoal e profissional é mostrar os resultados daquilo que faz. Grandes marcas fazem uso dessa estratégia o tempo todo, reservando um espaço em seus sites para expor as opiniões dos clientes satisfeitos, a famosa “prova social”. Essa é uma forma de promover o seu trabalho, usando não só o seu relato, mas o do melhor promotor que você pode ter, o cliente;
5) Cuide da sua imagem: diz o velho e sábio ditado que uma imagem vale mais que mil palavras. Isso vale também para a aparência, um elemento dos mais importantes quando se trata de marketing pessoal. É até uma questão lógica, afinal, temos a tendência de confiar mais em quem se apresenta bem vestido e bem cuidado do que em quem não se preocupa com o próprio aspecto.