O Imposto de Renda, instituído pelo artigo 31 da Lei Orçamentária 4.625, sancionada em 31 de dezembro de 1922, completou 100 anos. O valor arrecadado é destinado ao financiamento de serviços da saúde, educação, segurança e de diversas outras frentes dos órgãos públicos voltadas ao cidadão. O IR é um dos tributos mais importantes para a realização de políticas públicas no Brasil.

Em 2022, a Receita Federal do Brasil (RFB) recebeu 36,3 milhões de declarações, um recorde de arrecadação que representa cerca de 2,2 milhões de documentos a mais do que o projetado pelo órgão. Atualmente, uma das novidades do IR, que prossegue em sua trajetória centenária de inovações, é a possibilidade de o contribuinte receber a restituição por meio de Pix.

Curiosidade: Por que um leão para representar o IR?

A escolha do leão como símbolo do Programa Imposto de Renda (PIR) ocorreu em 1980 por uma agência de propaganda contratada pela Receita. Segundo a RFB, o animal, conhecido como “rei dos animais”, passa uma ideia de nobreza, não ataca sem avisar, é justo, leal, mas não bobo, além de impor respeito.