A Fundet, Fundação de Educação para o Trabalho, completa 50 anos em 2022, e para comemorar a data foi realizado nesta segunda-feira, 31 de outubro, um seminário com o jornalista Heraldo Pereira. 

O seminário aconteceu no Teatro Municipal, onde o jornalista contou sua trajetória profissional e pessoal aos jovens aprendizes, a partir de suas primeiras experiências que começaram na Promerp, hoje denominada Fundet. Heraldo falou também sobre a responsabilidade dos jovens em contribuir para formação de seres humanos melhores. 

“A cidade de vocês está presente em vocês e cada um de vocês está construindo com os educadores, com as famílias, a história e a realidade, não só da cidade de vocês, mas também do país. Para cada um, eu sei, porque eu fui um de vocês, há uma infinidade de outros meninos e meninas que tem como vocês um espelho de realização e de formação de cidadania e humanidade do país”, disse. 

O evento contou com a participação do prefeito Duarte Nogueira, que falou aos jovens sobre a importância da busca por realizações mesmo depois das quedas que possam acontecer no decorrer do percurso.

“Essa oportunidade que vocês passam a ter vai abrir e alargar horizontes. Eu sempre digo para minha equipe que o contrário de sucesso não é fracasso e sim desistência. O que temos que ter é persistência nos nossos sonhos para que possam se tornar realidade”, afirmou.

Atualmente, a Fundet conta com 311 aprendizes ativos e 131 estagiários nas diversas Secretarias Municipais. Desde a sua criação, estima-se que mais de 10 mil tenham passado pela Fundet.

“É muito gratificante ver o que a Fundação produz com esses jovens. São trabalhos que são feitos e o retorno é visível, então eu quero dizer para que vocês: continuem buscando seus objetivos e que tirem o máximo proveito dessa experiência”, disse Plauto Garcia Leal, presidente da Fundet. 

No final do evento foi realizada uma homenagem a pessoas que de alguma forma contribuem ou já contribuíram para o desenvolvimento dos jovens da Fundação. São elas: Tereza Cristina Chufalo Patrick, assistente social; Reynaldo Resende, oftalmologista; José Carlos Martins, administrador; Helinton Lavoisier, diretor da Fundet, além do prefeito Duarte Nogueira e do jornalista Heraldo Pereira.