Como praticante, há décadas, da arte marcial Karate-dō Shotokan, sempre imaginei que seus ensinamentos também poderiam ser aplicados à gestão empresarial. Ao decidir escrever sobre o tema, deparei-me com um trabalho interessante, escrito por Armando Henrique Augusto Ferreira, cujo título é Dojo-Kun: uma filosofia aplicada à gestão de equipes.
O trabalho apresenta e interpreta os cinco lemas dessa arte marcial, que foram instituídos por seu criador, o Mestre Ginchin Funakoshi. Antes de abordá-los, Ferreira lembra que a cultura oriental sempre se pautou em disciplina, ordenamento e resiliência, muito evidentes em práticas milenares que permeiam diversos métodos de gestão empresarial de notório reconhecimento como Kaizen e 5S. Ferreira também lembra que, em meados da década de 80, a Motorola utilizou o sistema de faixas do Karate-dō no desenvolvimento da ferramenta 6 Sigma.
Seguindo essa vertente filosófica de métodos de gestão, o trabalho de Ferreira buscou analisar e propor possíveis contribuições adicionais do Karate-dō Shotokan para a gestão de equipes, dado que ela possui lemas e valores que estimulam e promovem a sinergia e o engajamento de seus praticantes com ideais de caráter, razão, esforço, respeito e contenção de impulsos.
O Dojo-kun é o conjunto de lemas a ser seguido pelos praticantes de Karate-dō e, de acordo com Ferreira, deve sempre deve começar com a palavra Hitotsu (primeiro / primeiramente), pois para Funakoshi, todos os lemas têm igual valor e não estão ordenados por importância. Além disso, devem terminar com o sufixo Koto, que transforma a sentença em um mandamento Na sequência são apresentados os 5 lemas instituídos pelo Mestre Ginchin Funakoshi e as “releituras” elaboradas por Ferreira para a gestão de equipes nas organizações:
Iº) Esforçar-se para a formação do caráter
(HITOTSU! JINKAKU KANSEI NI TSUTOMURU KOTO!)
Esforço para formação do caráter e cultura empresarial, geração de valor, consolidação da imagem que a empresa tem perante todos os seus stakeholders.
IIº) Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão
(HITOTSU! MAKOTO NO MICHI O MAMORU KOTO!)
Fidelidade para com o caminho íntegro que forma o caráter da empresa, manutenção do caminho correto a seguir, atribuição de bons valores aos métodos utilizados para obtenção dos resultados esperados.
HITOTSU! DORYOKU NO SEISHIN O YASHINAU KOTO!)
Trazer sentido ao esforço individual e coletivo por meio de transparência e motivação, buscando o engajamento natural pelo reconhecimento dos valores empresariais e ligação com os valores individuais de cada colaborador.
IVº) Respeitar acima de tudo
(HITOTSU! REIGI O OMONZURU KOTO!)
Respeitar os valores que são à base da gestão empresarial em todas as situações, com imparcialidade, respeitando todos os critérios, regras, acordos e prazos pré-estabelecidos com os stakeholders.
Vº) Conter o espírito de agressão
(HITOTSU! KEKKI NO YU O IMASHIMURU KOTO!)
Conter ímpetos agressivos, aplicando inteligência emocional na tomada de decisão e na gestão de conflitos, promovendo a competição justa com concorrentes e a tomada de decisão baseada em fatos e dados.
MURILO CARNEIRO