Principais tendências sobre os temas serão apresentadas em evento dia 21/6

Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) divulgarão, em evento no dia 21/6, no Museu do Amanhã (Rio de Janeiro), o relatório Sustainability Policies and Practices for Corporate Governance in Brazil. O documento é resultado de projeto desenvolvido pela OCDE, junto à Autarquia, que visa apoiar o desenvolvimento da regulação do mercado de capitais brasileiro relacionada aos riscos de sustentabilidade enfrentados por empresas listadas.

“O relatório produzido pela OCDE é resultado de projeto desenvolvido em parceria com a CVM e faz um mapeamento do cenário ASG no Brasil e em outros países, trazendo insumos importantes não apenas em relação ao panorama internacional, como também quanto a percepções e práticas de gestores e companhias brasileiras. É um material de alta qualidade que contribui para a evolução do debate e potenciais desdobramentos ligados a essa temática.” Marcelo Barbosa, Presidente da CVM

As principais tendências relacionadas aos temas no país e no mundo serão divulgadas no relatório, que contou com financiamento do governo britânico. O Reino Unido tem concedido apoio à entrada do Brasil na OCDE, inclusive com o financiamento de projetos técnicos que visam o alinhamento do país aos padrões da organização em áreas como políticas sobre tributação, meio ambiente e investimentos.

O objetivo do documento é fornecer material de pesquisa e análise para apoiar o Brasil no reforço da estrutura de divulgações corporativas, responsabilidades dos Conselhos de companhias e direitos de acionistas, em alinhamento aos Princípios de Governança Corporativa do G20 e da OCDE.

No evento, estarão presentes o presidente da CVM, Marcelo Barbosa; o diretor de Assuntos Financeiros e Empresariais da OCDE, Carmine Di Noia e a conselheira para Assuntos Comerciais e Econômicos da Embaixada Britânica no Brasil, Georgina Ayre. Os convidados debaterão os principais pontos do relatório e as prioridades de trabalho do Brasil e da OCDE relativas à sustentabilidade e governança corporativa.

“Nosso relatório apresenta uma análise original do desenvolvimento do mercado de capitais no Brasil, assim como os resultados de pesquisa da OCDE com 63 companhias abertas representando metade da capitalização no país e 363 administradores de recursos investindo mais de US$ 1 trilhão no mercado brasileiro. Estamos seguros de que o nosso trabalho apoiará o desenvolvimento da regulação brasileira aplicável à transparência sobre sustentabilidade, à responsabilidade dos administradores de companhias abertas e aos direitos dos acionistas.” Carmine Di Noia, diretor de Assuntos Financeiros e Empresariais da OCDE

Centro de Referência de Finanças do Amanhã

Além do relatório, será lançado o Centro de Referência de Finanças do Amanhã, uma parceria entre a CVM, a Invest.Rio e o Museu do Amanhã, entre outros atores locais, um desdobramento do acordo de cooperação firmado entre a agência de promoção e atração de investimentos da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro e a Comissão de Valores Mobiliários assinado em março de 2022.

De acordo com o Julio Azevedo, vice-presidente da Invest.Rio, o lançamento é mais um grande marco para a cidade do Rio de Janeiro, que vem se posicionando como protagonista na discussão sobre o futuro do planeta e de como as sociedades se organizarão para solucionar os problemas que vivemos hoje.

“Como agência de atração de investimentos, a Invest Rio atua baseada em três pilares: tecnologia, inclusão e sustentabilidade. Entendemos que esses pilares serão fundamentais para acelerarmos o desenvolvimento das sociedades e proteger o planeta e as nossas cidades. E esse projeto conversa diretamente com esses temas.” Julio Azevedo, vice-presidente da Invest.Rio

Inscrições limitadas

Interessados em participar do evento presencialmente devem preencher, até 16/6, o formulário disponível neste linkhttps://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=1MdBrGEfDUaw9PySWitHHL5Ts0rWFqJPppXotFQY9S5URE1HOEsxTTBKSUdZWkpCRUFCNkY2VUROTy4u

Transmissão on-line

O evento, que contará com tradução simultânea (português e inglês), também será transmitido ao vivo pelo canal CVM Educacional no YouTube.

Agenda

Apresentação do Relatório Sustainability Policies and Practices for Corporate Governance in Brazil 

21/6 | 9h às 12h30 | Museu do Amanhã (Rio de Janeiro)

Fonte: CVM