De acordo com o texto Esportes versus desempenho no trabalho, é cada vez maior o número de empresas interessadas em ter seus funcionários em atividades esportivas. “Colaboradores saudáveis, naturalmente, produzem mais e melhor. Incentivamos a adoção de uma alimentação equilibrada, exercícios físicos e a atingir o peso desejado de forma saudável, impactando positivamente sua saúde, felicidade e produtividade”, comenta Sérgio Fajerman, diretor de RH do Itaú-Unibanco.

Fazer um exercício físico regularmente é uma prática extremamente saudável e benéfica para o nosso corpo. Por isso, o ideal é que cada um encontre um tipo de esporte que seja prazeroso pra incluir na rotina. Porém, isso depende muito do perfil de cada pessoa, seus objetivos e preferências. De acordo com o site Gympass, a pessoa deve adotar um passo a passo para avaliar seu perfil e descobrir o tipo de atividade física mais adequada.

Dentre as atividades físicas que podemos adotar em nossas vidas, gostaria de destacar o ciclismo, pois, segundo o site Bike Registrada, propicia 23 tipos de benefícios para a saúde física e mental. Você não leu errado, são vinte e três benefícios! Dentre eles, gostaria de destacar:

1) Emagrecimento: pedalar é um exercício que acelera o metabolismo, ou seja, a queima de calorias em seu corpo será mais rápida. Isso evita o acúmulo de gordura no organismo. Mesmo que você pedale por apenas meia-hora por semana, certamente irá baixar números na balança!

2) Propicia bem-estar: você já viu algum ciclista pedalando com raiva? Isso é quase impossível porque pedalar aumenta a liberação de endorfinas e serotoninas, substâncias que causam a sensação e prazer. Não importa o lugar em que você pedale, a sensação de bem-estar vai te acompanhar sempre.

3) Baixo impacto nas articulações: no ciclismo, o seu contato com o chão não fica a cargo das suas pernas e pés, pois você está sentado no selim da bike. Portanto, quem recebe primeiro as pancadas do trajeto é ela. Isso faz com que todo o impacto transmitido para as articulações, principalmente nos pés e joelhos, seja bem menor.

4) Reduz o colesterol: o ciclismo estimula o metabolismo, e assim faz com que as substâncias que geram o colesterol ruim (LDL) sejam rapidamente queimadas. Pedalando fica mais fácil comer doce ou a gordurinha da carne no churrasco, sem se preocupar em ir ao médico e levar puxão de orelha!

5) Controla a glicemia: Outra vilã do seu corpo que é combatida com a prática do ciclismo é a glicemia. Ao pedalar com frequência o nível de açúcar no sangue é equilibrado. Se você tiver diabetes já sabe que tem mais um ótimo motivo para aproveitar os benefícios de andar de bike!

6) Rejuvenesce: se o seu objetivo é ficar sempre com a pele e a saúde como as de um jovem, então pedale, porque esses efeitos virão. Isso é o que diz um estudo focado em envelhecimento, coordenado pela pesquisadora Janet Lord, da Universidade de Birmingham. O estudo fez uma comparação entre 125 ciclistas amadores e pessoas que não praticavam nenhuma atividade física. O resultado comprovou que mesmo diante da ação do tempo, a força muscular permanecia como a de um jovem, ou seja, cheia de vigor.

7) Melhora a vida sexual: o ciclismo melhora bastante a circulação sanguínea, e isso inclusive contribui para a vascularização dos órgãos sexuais. Logo, um dos benefícios de andar de bike é ajudar na vida sexual. Quando o sangue circula melhor pelo organismo, além da estimulação fisiológica, ele melhora a produção de hormônios. Quando eles estão regulados no corpo, ajudam a aumentar o apetite sexual.

8) Melhora a saúde mental: está estressado? Vai pedalar! Está se sentindo para baixo? Vai pedalar também! O dia a dia é extenuante muitas vezes, e, com ele, o estresse, a ansiedade e a depressão podem aparecer. Para reverter quadros como esses e ainda ajudar na prevenção de outros transtornos, a bike é perfeita.

9) Ajuda a criar relacionamentos: quem disse que você precisa pedalar sempre só? É possível fazer amizades pedalando, e se você não tem turma de pedal, relaxe, porque vai achar a sua logo. Dos benefícios de andar de bike, fazer relacionamentos é um daqueles que rende boas parcerias para o pedal e a vida. Pedalar em parques, ciclovias, em trilhas ou na estrada, vai inevitavelmente colocar você em contato com outros bikers, dos iniciantes aos profissionais.

Murilo Carneiro