Nos dias 11 e 12 de novembro de 2024, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Departamento de Trabalho dos Estados Unidos (USDOL), em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Fundacentro, promovem o Seminário de Promoção da Negociação Coletiva Trabalhista em São Paulo. O evento faz parte das atividades da Semana Nacional de Promoção da Negociação Coletiva e ocorrerá em formato híbrido, com transmissão ao vivo pelo canal do MTE no YouTube, com tradução simultânea para português, inglês e espanhol.
O seminário reunirá especialistas nacionais e internacionais, representantes de empregadores, trabalhadores e autoridades para debater temas essenciais da negociação coletiva, incluindo inteligência artificial, economia do cuidado, transição justa, igualdade de gênero e saúde e segurança no trabalho.
De acordo com o Secretário Nacional de Relações do Trabalho do MTE, Marcos Perioto, o seminário será uma oportunidade de fortalecer o diálogo social e impulsionar práticas de negociação coletiva que promovam a justiça e o equilíbrio no ambiente de trabalho.
Serviço:
Seminário de Promoção da Negociação Coletiva Trabalhista
Quando: 11 de novembro
Horário: 9h30 às 17h30 e 12 de novembro, das 9h às 17h.
Como acompanhar? Pelo Canal do MTE no YouTube, em português, inglês e espanhol.
Programação – Destaques
11 de novembro
09:30 – Abertura com Francisco Macena (MTE), Mark Mittelhauser (USDOL), José de Lima Ramos Pereira (PGT/MPT), Vinícius Pinheiro (OIT), representantes de trabalhadores, empregadores e da Fundacentro.
10:30 – Painel sobre Economia do Cuidado e negociação coletiva.
13:30 – Painel sobre Inteligência Artificial e negociação coletiva.
15:30 – Painel sobre Políticas de Igualdade na negociação coletiva 12 de novembro
09:00 – Painel sobre Transição Justa na negociação coletiva.
11:00 – Painel sobre Negociação Coletiva no Setor Público
12:30 Palestra sobre a Declaração de Empresas Multinacionais da OIT e a negociação coletiva.
14;00 – Painel sobre Diálogo social em segurança e saúde no trabalho para a negociação coletiva.
16:00 – Encerramento.
Fonte: Agência Gov | via MTE