De acordo com os dicionários, a palavra oratória é um substantivo feminino que significa: “arte de falar em público”. Na ciência da Administração, de forma simplificada, pode-se definir gestor como o profissional que conduzirá uma equipe para que a mesma atinja um determinado objetivo. Obviamente, deve ficar claro que a oratória é imprescindível para os gestores.
Livia Bello, em matéria para o Terra, ratifica minha afirmação: “Dá para imaginar um gestor que não se comunica bem? Provavelmente não. Ter uma boa oratória, saber se comunicar e expressar as ideias com clareza é o diferencial de muitos profissionais”. Desenvolver essas habilidades pode não ser algo fácil para muitas pessoas e isso é perfeitamente compreensível. No entanto, faz uma enorme diferença no âmbito profissional, ainda mais em um cargo de liderança em que será necessário falar com subordinados, clientes e outros. E fazer isso da forma correta só trará benefícios, comenta Livia.
Melhorar a oratória é um desejo muito comum entre as pessoas, seja para o trabalho como também para os outros aspectos da vida. Infelizmente não é possível se transformar em um excelente orador da noite para o dia, mas a adoção de algumas atitudes simples pode fazer a diferença na hora de fazer uma apresentação.
Dentre tais atitudes, Livia destaca as seguintes: treinar o discurso antes da apresentação; organizar as ideias; ter atenção ao tom de voz; vestir-se adequadamente; ser claro e objetivo; cuidar da postura corporal e ouvir atentamente o que os outros têm a dizer.
Reinaldo Polito, em matéria para o UOL, comenta que, em muitos casos vale tanto, ou até mais, a habilidade de se expressar bem em público que o próprio conhecimento técnico. Por isso, ele afirma que devemos estabelecer o aperfeiçoamento da comunicação como meta relevante para o crescimento da carreira profissional. Quanto mais articulada e confiante a pessoa se apresentar, melhores serão as chances de ser vitoriosa no ambiente profissional.
Lee Iacocca, um dos mais renomados gestores do mundo corporativo em todos os tempos, no livro “Iacocca: uma autobiografia”, além de revelar como o aprendizado da arte de falar em público foi fundamental para o seu sucesso, em várias passagens mostra como falar e escrever bem é importante para a carreira e os negócios.
Warren Buffett, um dos homens mais ricos do mundo, famoso pela sua habilidade em realizar investimentos bem-sucedidos, ao ministrar uma de suas raras palestras fez um alerta importante aos executivos: “A importância da comunicação não está sendo devidamente enfatizada nas escolas de negócios”. E complementou com um conselho de quem sabe o que está dizendo: “Invistam na comunicação escrita e oral”.
Segundo Fábio Menezes, especialista em comunicação, qualquer coisa pode ser dita à uma pessoa, mas a forma como você diz muda tudo. Falar em público não quer dizer, necessariamente, para várias pessoas. As técnicas de oratória também podem ser aplicadas para situações em que a comunicação acontece apenas de um emissor para um receptor e da mesma forma que para um público amplo, podem amplificar o poder da mensagem (para o bem e para o mal). No caso dos gestores, uma ferramenta primordial para o desenvolvimento de sua equipe é o feedback, que pode ser coletivo na hora de elogiar e reconhecer ou individual quando for corrigir ou construir. Um bom feedback baseado nos conceitos de oratória certamente terá um efeito potencializado.
Por Murilo Carneiro