Fonte: Bocchi Advogados

Você sabia que dá pra garantir mais de um benefício no núcleo familiar?

Com o planejamento previdenciário familiar isso é mais que possível, principalmente quando você contribui sobre um valor alto, mas descobre que seu benefício não será proporcional, ou seja, mesmo pagando mais para a Previdência sua aposentadoria virá perto de um salário mínimo.

Abaixo eu respondo algumas perguntas mais frequentes dos nossos clientes que te ajudarão a entender melhor sobre esse tema.

Se uma pessoa contribui sobre dois salários mínimos, ela se aposenta com esse valor, correto?

Infelizmente não.

Será feita uma média, um percentual sobre todas as contribuições e o resultado final não será equiparado a 2 salários, podendo inclusive ficar perto de 1 salário.

Nesse caso seria interessante distribuir um salário mínimo para essa pessoa e outro salário para alguém da família dela. É aí que entra o planejamento familiar, com os cálculos corretos, garantindo benefícios para mais de um segurado.

Eu não tenho uma pessoa na família para direcionar parte da contribuição, e quando ela faltar, o que acontece?

A lei permite o acumulo de benefícios. Vamos supor que você e o seu cônjuge contribuem, logo você não conseguiria direcionar parte da sua contribuição para ele. 

Mas supondo que seu cônjuge venha a faltar, você se aposenta em decorrência da sua contribuição e ainda recebe pensão sobre a morte dele. Ou seja, os valores que ele pagou todos esses anos se revertem em beneficio pra você.

Além de distribuir minhas contribuições, posso pagar menos?

Se a pessoa contribui como facultativo de baixa renda ou como MEI, ela pode pagar sobre a porcentagem mínima de 5%.

Claro que devem ser levados em conta vários fatores para saber se contribuir pelo mínimo é vantajoso pra você,como a sua idade e o tempo que já trabalhou.

Se você paga 20%, mas vai se aposentar com um beneficio baixo, pode pagar 11% e distribuir o percentual excedente para algum familiar

Contribui sobre um valor maior, mas meu benefícioserá menor. Posso investir em Previdência Complementar/ Familiar?

Tem muita gente que tá pagando sobre o teto, mas sem ter feito uma simulação ou avaliação pessoal com um especialista. Às vezes, a pessoa contribui aleatoriamente sem saber o que está fazendo, nesse caso a chance de jogar dinheiro fora é muito grande.

A previdência complementar pode ser uma saída para que você conduza essas contribuições que não gerarão maioresbenefícios no INSS. Tudo depende de um planejamento.

Como faço um planejamento previdenciário complementar/ familiar?

Primeiro, é preciso saber quanto tempo você já contribuiu, essa informação você acessa no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), disponível no site Meu INSS. Com esse documento em mãos, é preciso analisar e fazer os cálculos corretos.

Após essa análise, você fica sabendo quando vai se aposentar, quanto vai receber e qual o benefício mais vantajoso. Com base nisso você consegue definir se há dinheiro sobrando para poder direcioná-lo a outra pessoa.