O CRCSP – Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, está realizando uma nova campanha no interior do Estado de São Paulo para intensificar o trabalho fiscalizatório e de combate ao exercício da contabilidade por não habilitados (leigos). 

A ação visa o enfrentamento à concorrência desleal e a garantia da prerrogativa exclusiva do exercício da profissão pelos profissionais contábeis. 

No dia 18 de julho, das 15h às 17h, a campanha será divulgada em Ribeirão Preto. O vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCSP, Marcelo Roberto Monello e a equipe de Fiscalização do CRCSP estarão na sede da Casa do Contabilista, localizada à rua Capitão Salomão, 280, para um bate-papo sobre a profissão e a atuação do Conselho no combate ao exercício ilegal da profissão.

Os escritórios de contabilidade e os profissionais exercem um papel importante nas empresas privadas e nos órgãos públicos, visando à transparência e segurança à sociedade. São eles os responsáveis pelo gerenciamento dos negócios e da saúde financeira de empresas e das pessoas físicas.

“O profissional contábil tem desempenhado um papel cada vez mais estratégico e o seu trabalho é fundamental para todas as atividades econômicas. Regularizar o trabalho destes profissionais é também uma forma de contribuir com transparência para a sociedade com princípios morais sólidos”, afirma Marcelo Roberto Monello.

São Paulo é o estado com o maior número de profissionais da contabilidade registrados: mais de 152 mil, número que corresponde a 29% do total de 522 mil profissionais brasileiros. A maioria das organizações contábeis do país também se concentra no Estado de São Paulo. São 23 mil, ou 29%, das mais de 80 mil empresas em todo o Brasil.

Em 2021 o CRCSP realizou 10.589 diligências e 2.483 autos de infração foram lavrados.