O que é preciso fazer para ter acesso a esse direito?

A isenção do Imposto de Renda (IR) para pessoas com doenças graves é um benefício garantido pela legislação brasileira, visando oferecer um alívio financeiro a indivíduos enfrentando condições de saúde particularmente sérias e onerosas. Regulamentada pela lei 7.713, de 22 de dezembro de 1988, e posteriormente alterada por leis complementares, essa norma estabelece um rol de enfermidades que habilitam o contribuinte à isenção. Entre as doenças reconhecidas estão o câncer, a AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), doenças cardíacas graves, esclerose múltipla, e hepatopatia grave, entre outras.

Essencialmente, a intenção da lei é reconhecer o peso financeiro que um diagnóstico grave impõe aos pacientes e suas famílias. Além dos custos diretos com tratamentos, medicamentos e procedimentos, muitas vezes há uma perda ou diminuição significativa da capacidade laboral do indivíduo afetado. A isenção do IR sobre os rendimentos de aposentadoria, pensão ou reforma busca, portanto, diminuir essa carga, assegurando uma melhor qualidade de vida aos contribuintes e seus dependentes.

Para acessar o benefício, o contribuinte deve comprovar sua condição por meio de laudo médico oficial que ateste a existência de uma das doenças graves previstas na legislação. O documento deve ser detalhado, incluindo o diagnóstico específico, a data de sua emissão e a assinatura, com CRM do médico responsável. Tal processo é fundamental para a transparência e a eficácia do benefício, assegurando que apenas aqueles verdadeiramente elegíveis possam usufruir da isenção.

Além da comprovação da doença, há procedimentos administrativos a serem seguidos junto à Receita Federal, órgão responsável pela administração do Imposto de Renda no Brasil. Após a apresentação da documentação necessária, o pedido passa por uma análise criteriosa, que pode incluir desde a verificação dos documentos apresentados até a realização de perícias médicas, se houver necessidade de confirmar o estado de saúde do solicitante.

A concessão da isenção do IR para pessoas com doenças graves reflete uma política pública de sensibilidade social, reconhecendo e procurando minimizar os desafios enfrentados por esses cidadãos. Ao desonerar a carga tributária sobre seus rendimentos, o Estado promove não apenas um alívio financeiro, mas também um reconhecimento da luta e da resiliência dessas pessoas. Esse benefício, portanto, vai além do aspecto econômico, representando um importante mecanismo de inclusão e suporte social aos que enfrentam adversidades de saúde de grande magnitude.

A isenção do Imposto de Renda para pessoas com doenças graves é uma medida de justiça social e fiscal, importante para garantir um alívio financeiro a quem enfrenta desafios significativos de saúde. Tal isenção é prevista na legislação brasileira e beneficia diretamente aqueles diagnosticados com condições graves, reduzindo seus encargos tributários e permitindo que mais recursos sejam destinados ao tratamento e bem-estar.

Para solicitar a isenção do Imposto de Renda por motivo de doença grave, o contribuinte deve seguir um procedimento detalhado, que começa pela reunião de documentos comprobatórios da condição de saúde, como laudos médicos e históricos de tratamento. Esses documentos devem ser entregues à Receita Federal, preferencialmente de forma digital, por meio do site ou aplicativo do órgão.

O processo no site gov.br é intuitivo e visa facilitar o acesso do cidadão às isenções a que tem direito. Após o login, o contribuinte deve procurar a opção relacionada à isenção por doença grave, preencher os formulários eletrônicos com as informações solicitadas e anexar os documentos necessários. É fundamental atentar-se à qualidade dos documentos digitalizados, garantindo que todas as informações estejam legíveis.

Os prazos para análise e conclusão do pedido de isenção podem variar, dependendo da complexidade do caso e do volume de solicitações que a Receita Federal recebe. Geralmente, espera-se que o processo seja concluído em até 90 dias. Contudo, é possível acompanhar o status do pedido através do próprio site ou aplicativo, proporcionando transparência e previsibilidade ao contribuinte.

Vale ressaltar que a isenção do Imposto de Renda para pessoas com doenças graves é um direito que visa amparar quem já enfrenta adversidades significativas, garantindo mais dignidade e suporte financeiro durante o tratamento e recuperação. Assim, é fundamental que os interessados se informem sobre os critérios específicos e busquem os benefícios a que têm direito, contribuindo para uma maior justiça fiscal e social.

Andre Luiz B Canuto
Advogado e Professor, Mestre em Direito Penal – especializado em crimes financeiros de competência da justiça federal, direito penal médico, e Planejamento Sucessório.

Site: Migalhas