Tive a honra e o imenso prazer em ser convidado a escrever um capítulo em uma obra intitulada “Família Empresária”. Ela foi idealizada pela amiga Luciana Ramondetti e o Prof. Alberto Borges Matias, que foi meu orientador no mestrado em Administração de Organizações da FEA USP-RP.
A ideia surgiu quando a Luciana, ao pesquisar a literatura sobre empresas familiares e famílias empresárias, constatou que, no âmbito nacional, há escassez de material sobre o tema ou, há, quando muito, estudos e publicações focadas apenas na perspectiva jurídica ou na visão dos membros da família, em especial, do fundador da sociedade empresária. Como o universo acadêmico havia negligenciado um setor que é tão significativo para a economia de um país ou tão essencial para a subsistência de várias famílias e de seus colaboradores?
Sem a pretensão de revolucionar o universo acadêmico, mas motivados em elaborar uma obra que fosse abrangente o bastante para atingir mais partes interessadas (stakeholders) como: sucessor, sucedido, empregado, fornecedor, empreendedor, cunhado, nora, consultor, advogado ou psicólogo de uma família ou empresa familiar, a Luciana e o Prof. Alberto reuniram uma equipe de 31 autores com especialidades e experiências tão distintas e, ao mesmo, tempo tão complementares, vindos das mais diferentes regiões (nacionais e internacionais) para tratar do tema.
O resultado desse projeto foi a elaboração de uma obra de conteúdo multidisciplinar, tal como exige o estudo e a busca por ampla compreensão sobre o tema. Ela aborda três visões fortes na análise da temática, abrigando as abordagens da Família, da Propriedade e da Gestão, acrescidas da abordagem sobre a figura do Empreendedor. Essas abordagens são expostas, de forma transversal, com conhecimentos das três áreas a elas correlatas: Psicologia, Direito e Administração.
Na parte Ié abordada a temática do Empreendedor. Inicialmente, é apresentada uma exposição sobre a Psicologia do Empreendedor, com as características dos empreendedores, dos fundadores e dos empresários, a sucessão familiar e a resistência ao processo sucessório e suas diferenças. Em seguida, o Empreendedor e o Direito, com os princípios e sujeitos que orientam a atividade empresarial. Após, o Empreendedor e a Gestão, contemplando as empresas de primeira geração, características profissionais dos fundadores e seus impactos empresariais, valores culturais do fundador e sua influência na gestão da empresa.
Na parte II, a temática da Família. Nessa parte é analisada a Psicologia da Família, a partir do entendimento e elaboração do contexto da família, no qual se contempla não apenas as relações de parentesco, mas, também, padrões de comportamento, atitudes, dificuldades psíquicas, para que se possa entender as relações entre os membros da família e os que estão ao seu redor. São também abordados alguns aspectos do Direito de Família, como o casamento, o parentesco e a sucessão. Acrescem-se conhecimentos sobre a gestão dos negócios familiares, expondo assuntos como conflitos nas empresas familiares, vieses cognitivos familiares e seus impactos nas empresas, a atuação do conselho familiar e do family office e a busca do compliance familiar por meio do protocolo familiar.
Na parte III, a temática da Propriedade. Inicia-se pela Propriedade e Poder, com a exposição sobre o desenvolvimento e construção da legitimidade dos sucessores familiares, as relações de poder e comprometimento afetivo, sucessor familiar ou herdeiro – diferença e preparação e o significado de riqueza para cada geração. Após, são expostos Instrumentos Jurídicos de Propriedade Empresarial com a apresentação de conhecimentos jurídicos sobre sociedades, órgãos da sociedade, negócios empresariais, planejamento sucessório e organização patrimonial. No item Gestão da Propriedade, expõe-se sobre o planejamento da transição, a gestão do patrimônio – holdings e fundos de investimento, e o planejamento da saída do fundador e sua aposentadoria.
Na parte IV, a temática da Gestão. Ao início, a psicologia da gestão, com conhecimentos sobre a psicologia sistêmica da governança corporativa nas empresas familiares, o ciclo de vida das empresas e ciclo de vida familiar, mediação – técnicas de gerenciamento e solução de conflitos e a relação de parentesco na dinâmica empresarial – cultura do poder e influência. Após, são apresentados aspectos jurídicos da gestão, contemplando a forma de gestão e administração das empresas familiares e a relação jurídica entre os membros da família e as empresas familiares. Em seguida, a apresentação de conhecimentos sintéticos sobre a gestão empresarial, contemplando a governança corporativa como geradora de valor, a profissionalização, conselheiros externos e a inovação na empresa familiar.
E, por fim, na parte V, a percepção disruptiva de uma realidade que não permanece sempre a mesma, de que o acaso é sempre existente e como podemos criar e aprimorar mecanismos e aptidões para lidar com o imprevisível na esfera sempre complexa, mas fascinantes, das empresas familiares.
Espero que apreciem o fruto do nosso árduo e dedicado trabalho, que pode ser encontrado em diversas plataformas, tanto na versão E-book quanto impressa. Boa leitura!
Link para conhecer a obra: https://www.amazon.com.br/dp/6500636198?ref_=cm_sw_r_apin_dp_V5S2A6ZTTB5ZFEMMJ2E1