1) Mude a atitude! Administrar melhor seu tempo e otimizar rotina de trabalho depende da sua motivação e engajamento para conseguir uma mudança no seu dia-a-dia, seja para melhorar o rendimento no trabalho, estudo ou no que desejar. Abaixo estão relacionados que desperdiçam tempo; procure repensar sobre elas:

• Alterações constantes de ordens e de prioridades.

• Sobrecarga de trabalho ou de tarefas.

• Arquivos desorganizados.

• Excesso de controle e Reuniões improdutivas.

• Excesso ou escassez de comunicação.

• Falta de diretrizes, critérios ou foco / Não fazer plano diário.

• Não antecipar prováveis acontecimentos futuros e não se prevenir contra problemas rotineiros.

• Atrasos; barulhos e desorganização pessoal.

• Responsabilidades e autoridades confusas.

• Inexistência de padrões / critérios, especialmente pessoais.

• Não adaptação / resistências às mudanças.

2) Desenvolva um planejamento efetivo: Procure prever as atividades do dia. Uso de agenda é importante, inclusive para compromissos pessoais!

3) Pense nos seguintes fatos:

• Estamos dando o tempo certo às coisas realmente importantes?

• Estamos mantendo o equilíbrio adequado entre nossas atividades de rotina e as de inovação a longo e curto prazo?

• As interrupções desnecessárias estão sendo permitidas?

• Estamos realizando tarefas desnecessárias?

• Estamos pulando de tarefa em tarefa sem concluí-las?

4) Separar os assuntos em ordem de prioridade e urgência. Assim, classifique os problemas ou assuntos em: Importante e urgente; importante e não urgente; não importante e urgente; e não importante e não urgente.

5) Procure delegar tarefas quando possível, desde que possam ser feitas ou resolvidas por outra pessoa qualificada e de confiança.

6) Identifique pontos que acabam tomando tempo e procure eliminá-los ou reduzi-los. Eis algumas sugestões:

• Identifique os papéis de conteúdo esdrúxulo e os descarte;

• Estabeleça horários predeterminados para os variados acontecimentos do dia;

• Agende e divulgue as reuniões;

• Faça uso consciente do telefone, ou seja, falar somente o necessário. 

7) Dentro do seu dia, procure tirar um momento com o tempo de sua escolha e procure não atender ou fazer ligações telefônicas, participar ou conduzir reuniões, etc.

8) Com o tempo ganho na dica anterior, procure ler documentos e papéis importantes que podem estar se acumulando em sua mesa; estudar algo relacionado ao curso que esteja fazendo; reflita sobre suas atividades e como melhorar e otimizar rotinas de trabalho ou de estudo e em outras atividades para melhorar o desempenho nestas áreas e até na vida pessoal.

9) Procure sempre manter um equilíbrio entre a vida pessoal, familiar e profissional. Tenha um tempo para você e sua família! Assim poderá ler aquele livro que tanto deseja, ir ao cinema mais vezes, fazer mais exercícios físicos, curtir mais momentos com a família e outras atividades prazerosas, que nos dá ainda mais motivação para todos os desafios que temos pela frente.

10) Lembre-se que o tempo é um recurso precioso, que não pode ser recuperado, ou expandido. Use-o com sabedoria, pois ele proporciona oportunidades iguais para todos. Boa sorte!

Demetrio Luiz Pedro Bom Junior

1º Vice Presidente da AESCPN RP