Murilo Carneiro

Com o advento da reforma da Previdência, que entrou em vigor em 13 de novembro de 2019, tornou-se extremamente importante planejarmos nossa aposentadoria. Converso com muitas pessoas sobre este assunto e posso afirmar que a imensa maioria está sem saber ao certo qual é a regra mais adequada e qual o melhor momento de requerer seu benefício previdenciário.

Para solucionar tal problema, é imprescindível buscarmos o auxílio de um profissional especializado, visando elaborar um planejamento previdenciário. Antes de mais nada, uma pergunta precisa ser respondida: você sabe o que é um planejamento previdenciário? Segundo Alessandra Palandre, sócia proprietária da Palandre Advocacia, o planejamento previdenciário é um estudo aprofundado da vida contributiva do segurado, levando em consideração a análise do tempo de contribuição, vínculos empregatícios, realização de atividades especiais ou não, se foram respeitadas as alíquotas de contribuição, entre outros fatores.

Assim, caso seja identificada alguma inconsistência, o profissional poderá instruir o segurado a regularizá-la antes do pedido de sua aposentadoria, resultando em um melhor benefício, além do seu pedido ser deferido com mais agilidade. Alessandra destaca ainda que, por vezes, apesar de o segurado ter direito ao recebimento da sua aposentadoria, a mesma é negada pelo INSS em razão de inconsistências; portanto, essa situação pode ser evitada com a realização do planejamento previdenciário.

A realidade é que a imensa maioria das pessoas não conhece detalhes das regras relacionadas à aposentadoria. “Você sabia que o segurado que realiza suas contribuições como Micro Empreendedor Individual (MEI) só poderá se aposentar por idade (homens com 65 e mulheres com 62 anos) e seu benefício será de apenas um salário mínimo? Esse tipo de informação, por exemplo, o segurado não tem ciência quando começa a contribuir nessa modalidade, levando-o a ter um enorme prejuízo na concessão do seu benefício”, comenta Alessandra.

Também é importante levar em consideração o impacto financeiro que um bom planejamento pode trazer, visto que com ele é possível evitar o prejuízo de uma aposentadoria requerida antes ou após o tempo ideal. Vale destacar que esse cálculo deverá ser uma estimativa e, em muitos casos, é realizado por meio de uma projeção em longo prazo, ou seja, para daqui a 10 ,20 ou 30 anos.

O planejamento também pode (e deve) ser realizado para segurados que estão ingressando no mercado de trabalho agora, pois permite que o mesmo visualize como será o seu futuro em termos de aposentadoria e que ações podem ser tomadas para garantir um determinado objetivo.

Segundo Ana Paula Branco, em matéria para a Folha de São Paulo, a elaboração do planejamento tributário gera 3 grandes vantagens para uma pessoa: aposenta-se no momento certo; contribui-se com o valor correto e garante-se o melhor benefício. Para finalizar esse texto, faço a você uma pergunta: o que está esperando para fazer o seu? Se a resposta é porque é caro, fique tranquilo, não é tão caro como imagina. Além disso, garanto que o custo versus benefício vale muito a pena.