O mercado, desde que a pandemia de Covid 19 foi devidamente controlada, aos poucos, vem retomando sua normalidade. Nesse cenário, de acordo com uma matéria divulgada pelo site Vivo Meu Negócio, manter-se em constante desenvolvimento é um grande desafio para as empresas.

É preciso ir além de oferecer um bom atendimento, produto e serviço se quiser ter sucesso. Sabendo disso, trabalhar em parceria e conseguir o apoio de outras empresas é essencial para garantir o seu espaço no mercado. E qual a forma mais eficaz de fazer isso? Com o networking, é claro!

Tal matéria afirma que o networking é uma ferramenta que vem ganhando bastante espaço. Por isso, trabalhá-la de forma recorrente pode gerar bons frutos para o seu negócio. No entanto, para garantir o sucesso dessa estratégia, é preciso um pouco de atenção. Aliás, desenvolver uma rede de contatos não é, simplesmente, adicionar pessoas nas redes sociais e distribuir cartões de visitas.

Networking, segundo o Dicionário Financeiro, é um termo em inglês que indica a relação entre indivíduos ou grupos que compartilham interesses pessoais ou profissionais e realizam a troca de informações e de influências. Uma rede (net) bem formada permite que a empresa esteja sempre ativa em seu ambiente empresarial (work), contando com parceiros que podem ser estratégicos para a manutenção do negócio.

Tenho um grande amigo que um dia falou uma frase que nunca mais esqueci: – A gente morre e não vê tudo! Felizmente, essa semana, vi algo novo e muito interessante, algo que não é muito comum para pessoas, como eu, de meia idade e com certa experiência profissional e de vida. Tive o prazer de participar como convidado de uma reunião de um grupo de empreendedores que praticam o networking de seus negócios.

Eles fazem parte do Business Network International (BNI), uma organização internacional de referências de negócios que foi fundada nos Estados Unidos, por Ivan Misner em 1985. O BNI tem mais de 291.000 membros em todo o mundo, em 78 países diferentes, de mais de 27.000 diferentes tipos de profissões, todos os quais se beneficiaram do aumento dos negócios por meio das referências qualificadas, ou seja, por meio do networking empresarial.

Segundo Jair Lima, Diretor Executivo do BNI para o Nordeste Paulista, “o networking profissional, feito de forma correta, organizada e comprovada, possibilita não apenas debater e construir novos relacionamentos, mas criar novas oportunidades e solidificar relações para negócios futuros. Na região, são quase 500 empresários fazendo negócios com base na troca de referências ‘quentes’, que em 90% dos casos se convertem em contratos fechados”.

“Podem ser os 90 minutos mais lucrativos da sua carreira”. Foi assim que Christine Rose, premiada coach de negócios, definiu as reuniões promovidas pelo BNI, em uma matéria publicada pela Revista Forbes, uma das principais publicações sobre finanças e economia do mundo.

Portanto, caso esteja pensando em praticar o networking empresarial, posso garantir que participar de reuniões do BNI é uma excelente opção. Na reunião que participei, consegui estabelecer alguns contatos importantes e com potencial para fomentar minha carreira como professor e consultor em finanças empresariais.

Murilo Carneiro