“A única certeza da vida é a morte, mas não estamos preparados para ela”. Não consegui identificar o autor dessa frase, mas concordo totalmente com ela. Nos últimos três anos, perdi muitos amigos queridos e parentes; portanto, essa frase começou a fazer ainda mais sentido para mim. Tudo vai bem e, de repente, tudo muda!
 

De acordo com Rodrigo Val, profissional da Blue3 Investimentos, especializado em Gestão Patrimonial, vivemos o planejamento prévio ou a falta de preparação na sucessão, seja ela familiar ou empresarial, e tudo o que construímos e sonhamos um dia, nosso legado, poderá ser muito afetado por simplesmente não pararmos e pensarmos, por não planejarmos.
 

Val levanta as seguintes perguntas: seu patrimônio e legado estão protegidos? Sua família terá liquidez para assumir daí por diante? Como ficarão seus filhos? E funcionários? Sua empresa está preparada para a transmissão ou liquidação das cotas? Você deixará pessoas em situação difícil? E o contrário? Você está preparado para assumir financeiramente a família do seu sócio?

Essas e outras perguntas, segundo Val, devem nos levar a uma reflexão, para que possamos nos conscientizar da extrema importância desse tema, principalmente pelo exemplo deixado pela pandemia.
 

Diante dessa realidade, o planejamento patrimonial e sucessório tem cada vez mais se tornado ponto de atenção e preocupação das famílias e empresas, assegurando, dessa forma, a proteção e perpetuação do patrimônio, com paz e harmonia familiar na transmissão dos bens e, inclusive, na economia de impostos.
 

Val afirma que essa organização precisa passar pela proteção da renda familiar, dos bens acumulados, pelo planejamento sucessório, tributário e pela diversificação da carteira de investimentos. “É importante levar em consideração o regime de bens nos relacionamentos, o valor declarado e de mercado do patrimônio, o contrato social e tipo de empresa, a vontade da família e dos sócios, a tributação da PJ, entre outros pontos”, explica Val.

Também é importante lembrar que, quando falamos de empresas, a pessoa física e jurídica têm a vida interligada, assim como o patrimônio, sendo necessário que o empresário use estratégias para a preservação de ambos. Caso tenha se conscientizado da importância desse tema, sugiro que entre em contato com profissionais especializados para analisar sua situação, pois cada caso pode requerer uma estratégia diferente.
 

Como sugestão, indico os profissionais da área de Gestão Patrimonial da Blue3 Investimentos, empresa pioneira nesse segmento e que se tornou referência no mercado. Profissionais especializados avaliarão sua estrutura familiar, produtiva, patrimonial e empresarial, de forma customizada, para definir e acompanhar a implantação de estratégias que facilitarão a jornada de quem fica, ou seja, dos seus entes queridos.

MURILO CARNEIRO