Ribeirão 2030
Queremos uma Ribeirão Preto
O Plano de Cidade é uma construção coletiva da sociedade civil de Ribeirão Preto, com 30 metas para guiarem as políticas públicas pelos próximos dez anos. Cada uma delas tem diagnósticos, estratégias e ações específicas, mostrando a situação atual e diretrizes objetivas para a transformação positiva do município.
Sociedade organizada apresenta Plano de Cidade para planejar Ribeirão Preto
Uma frente ampla formada por 28 instituições, entre elas a Casa do Contabilista, elaborou o Plano de Cidade.
Um documento de construção coletiva com diagnósticos e sugestões de políticas públicas para serem implementadas em Ribeirão Preto pelos próximos dez anos.
O plano de Cidade é dividido em quatro eixos: Modernização da gestão, desenvolvimento econômico, políticas sociais e políticas urbanas e ambientais.
Ribeirão 2030
O documento foi elaborado após mais de cem entrevistas, envolvendo desde especialistas e gestores públicos até lideranças comunitárias, e consultas a bases de dados oficiais.
Cada uma das 30 metas do Plano de Cidade é composta por diagnóstico, estratégias e ações próprias.
São elas:
* Equilibrar as finanças públicas,
* Reformar a estrutura administrativa,
* Fazer a gestão em rede,
* Estimular as parcerias,
* Monitorar políticas públicas,
* Atuar com transparência,
* Investir em tecnologia,
* Priorizar a Primeira Infância,
* Melhorar os indicadores da Educação,
* Erradicar a extrema pobreza,
* Oferecer serviço de saúde eficiente,
* Promover a saúde mental,
* Diminuir o déficit habitacional,
* Assistir as pessoas em situação de rua,
* Ampliar o nível de segurança,
* Promover a igualdade de oportunidades,
* Adotar políticas inclusivas,
* Fortalecer as identidades culturais,
* Avançar no saneamento,
* Arborizar as áreas urbanas,
* Melhorar a mobilidade,
* Viabilizar resiliência climática,
* Incentivar práticas sustentáveis,
* Dinamizar o uso do patrimônio histórico e
* Reabilitar os espaços urbanos.
Metas
Estratégias
Ações
Criativa
Aquela que promove a conectividade entre toda a população, comprometida com a sustentabilidade e que potencializa o recurso cultural e criativo da localidade.
Educadora
A Cidade Educadora, para além das suas funções tradicionais, reconhece, promove e exerce um papel educador na vida dos sujeitos, assumindo como desafio permanente a formação integral de seus habitantes. Nela, as diferentes políticas, espaços tempos e atores são compreendidos como agentes pedagógicos, capazes de apoiar o desenvolvimento de todo potencial humano.
Inteligente
Aquela que evidencia as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ambiente físico e institucional. Compreende esforços de digitalização, automação e até mesmo uso de Inteligência Artificial para tornar as cidades mais sustentáveis e a vida dos cidadãos mais simples, aumentando a eficiência dos serviços e das demais atividades desenvolvidas pela administração municipal.
Sustentável
Uma Cidade Sustentável é aquela que possui um nível de harmonia ambiental, economia dinâmica e piso social mínimo que garanta a dignidade da população e promova a confiança.
Humana
Uma Cidade Humana é aquela que coloca o ser humano em primeiro lugar, que propicia a transformação do cidadão usuário da cidade em cocriador do seu lugar, que incentiva a vida em comunidade, viabiliza a religação entre o meio ambiente e o ser humano, fortalece a economia cocriadora (circular, de circuito curto, colaborativa e criativa) e que educa em suas múltiplas formas.
Entidades signatárias
A elaboração e anuência do Plano de Cidade contou com a ENTIDADE Casa do Contabilista e outras 27 entidades e instituições representativas de Ribeirão Preto: