Nos Estados Unidos, presidente do Sebrae destaca a importância de integrar a inclusão socioprodutiva ao processo global da sustentabilidade e inovação

Por Roberta Belyse Guerra, de Washington D.C

Empresários e agentes públicos brasileiros que atuam com promoção comercial e tecnológica nos Estados Unidos foram convocados a assumir o compromisso com a inclusão produtiva como instrumento de cidadania para os 20 milhões de brasileiros que seguem em situação vulnerável. O convite partiu do presidente do Sebrae, Décio Lima, durante encontro organizado pela ApexBrasil em Washington D.C, nesta terça-feira (12). A agenda faz parte de missão com foco em internacionalizar os pequenos negócios brasileiros.

Segundo Décio, os protagonistas do processo econômico global precisam integrar a inclusão produtiva, aliada à sustentabilidade e inovação. “Não podemos ter um planeta sustentável e desenvolver tecnologias que geram qualidade de vida, sem olhar para as 750 milhões de pessoas que ainda estão, literalmente, excluídas na vida”, alertou Lima.

Ao citar dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome de que, em 2023, o Brasil tirou 13 milhões de brasileiros do mapa da fome, Lima afirmou que acontecimentos dessa natureza se somam ao protagonismo que o país assumiu na economia verde: “Na área da inovação, nenhum país tem um povo tão criativo como nós. 87% da energia consumida no Brasil é renovável. Estamos direcionando a agenda energética mundial e esse é um ciclo virtuoso, onde todos ganham, dos pequenos negócios às multinacionais”.

Após detalhar a trajetória da ApexBrasil, com citação ao nascimento como área internacional do Sebrae, o presidente da Agência, Jorge Viana, agradeceu a presença da instituição, destacando a experiência de Décio Lima: “A Apex e o Sebrae já estão fazendo um grande trabalho. Estou vibrando por reunir aqui tantas instituições e profissionais qualificados para dividir sonhos, desafios e oportunidades, para superarmos todos eles”.

A importância do encontro foi destacada pelo secretário executivo do MDIC, Márcio Fernando Elias Rosa. “O Brasil voltou a ser um endereço importante no mundo, vamos sediar a COP30 em busca de caminhos para essa maior crise que vivemos, a mudança climática. O Brasil está liderando o G20 e isso gera um conjunto de oportunidades, que combinam com a realização desse encontro de hoje”, disse Rosa.

Ainda na abertura do evento, Décio Lima elogiou a iniciativa da ApexBrasil e a condução de Jorge Viana, à frente da entidade: “Esse encontro em Washington é um marco para o Brasil. Que possamos abraçar os acontecimentos e fazer um processo de superação histórico”, finalizou. Pelo Sebrae, a diretora de Administração e Finanças, Margarete Coelho, também participou do encontro, além de representantes dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, Agricultura e Pecuária, Pesca e Aquicultura, além de Casa Civil, Embrapa, Embratur e INPI.

Sobre a missão internacional em Washington DC

A missão do Sebrae acontece a convite da Organização dos Estados Americanos (OEA), com foco na participação da diretoria do Sebrae no VIII Diálogo Interamericano com Autoridades de Alto Nível para as MPMEs, nos dias 13 e 14 de março. A comitiva conta a participação dos deputados federais Jorge Solla e Jonas Donizete, a deputada Lídice da Mata, os senadores Veneziano Vital do Rêgo e Fernando Farias. A proposta é inserir cada vez mais o Sebrae no diálogo internacional, apresentando principais programas, alguns dos quais são referência para as Américas, além do papel na internacionalização de pequenos negócios.

Fonte: Agência Sebrae