Evento contou com parceria do CRCSP

Na manhã desta terça-feira, dia 28 de novembro, a Casa do Contabilista sediou a palestra Retenção dos Tributos pelos Órgãos Públicos, de acordo com a IN RFB nº 2145/2023. O evento contou com café da manhã, bate-papo junto aos profissionais contábeis, ministrada pelo diretor da AESCON RP e conselheiro do CRCSP, José Augusto Picão e palestra de Arnóbio Neto Araújo Durães, Doutorando em Controladoria e Finanças Empresariais pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

A moderação foi feita por Walter Assis da Cunha – Delegado representante do CRCSP na cidade de Ribeirão Preto e William Peterson de Andrade, Conselheiro do CRCSP, coordenador das Câmara de Recursos, subcoordenador da Comissão ASG – Ação Ambiental e Sustentabilidade, membro da Comissão de Assessoramento à Fiscalização e ao Registro, membro da Comissão Permanente de Seleção e Treinamento de Representantes.

José Augusto Picão tratou sobre o convênio entre a prefeitura e CRCSP assinado no mês de julho. “O Termo de Cooperação Institucional com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo foi firmado para atividades institucionais relacionadas à profissão contábil e da administração pública, que visem a valorização da atividade pública como fundamento na prestação de serviço, além da promoção de qualificação e formação continuada de profissionais da área, atuantes no setor público”, destacou.

Já Arnóbio abordou temas como Retenção na Fonte; Objetivos da Criação das Retenções na Fonte; Fundamentação Legal; Responsabilidade Tributária; O que Mudou com a IN RFB 2.145 2023; Decisão Judicial; Aspecto Legais do IRRF; Documento Comprobatório – NF de Serviços; Base de Cálculo no Documento Fiscal; entre outros.

Arnóbio Neto Araujo Durães também é Mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica pelo Centro Universitário Álvares Penteado – FECAP, Pós-Graduado em Contabilidade Avançada, Pós-Graduado em Gerência Financeira, Pós-Graduado em Auditoria e Controladoria, Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade São Francisco.