A Fundação Dom Pedro II, gestora do Theatro Pedro II, instituição ligada à Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, realizou assinatura de seu novo estatuto, na manhã desta terça-feira, 14 de novembro. Os diretores da AESCON-RP, que integram o Conselho Fiscal da Fundação Theatro Pedro II, José Augusto Picão e Demetrio Luiz Pedro Bom Júnior, participaram da cerimônia de assinatura do documento. Também estiveram presentes, o prefeito Duarte Nogueira; o presidente da Fundação Pedro II, Nicanor Lopes; o presidente da Orquestra Sinfônica, Silvio Contart; o diretor-presidente da Funtec, Rodrigo Simões e demais autoridades.

Devido a reforma administrativa, realizada em 2021, foi necessário a confecção de um novo estatuto da Fundação para que pudesse se adequar às novas regras referentes à estrutura administrativa e reorganização do quadro de pessoal. Este é o segundo estatuto da Fundação, já que o primeiro foi criado em 1995.

O Prefeito Duarte Nogueira destacou a importância do Theatro Pedro II para a cidade e a maneira como vem sendo administrado, “A administração da Fundação Pedro II tem realizado um trabalho muito importante para a nossa cidade, preservando e fazendo a correta manutenção desse equipamento, para que durante muitos anos possa entregar e gerir cultura para o público da nossa cidade e região”.

Denominada Fundação D. Pedro II, tem como tarefa principal definir a forma de ocupação do teatro, orientar, incentivar e patrocinar atividades artísticas e culturais, promover a defesa do patrimônio histórico-cultural do município e em especial do Theatro Pedro II, promover cursos, reuniões e congressos visando a realização de objetivos artísticos, culturais e educacionais da cidade e região, atendendo também eventos sem cobrança de ingressos para toda a população.

“É uma alegria muito grande estarmos reunidos aqui no Theatro Pedro II para que seja realizada a homologação do nosso novo estatuto, que devido a reforma administrativa, precisou se readequar as novas regras. Estamos muito felizes em poder participar deste momento e cada vez mais trabalhar para entregar mais cultura e entretenimento a todos”, destacou o Presidente da Fundação Dom Pedro II, Nicanor Lopes.

“Trata-se de um dos principais monumentos culturais do país e integrar a equipe de Conselho Fiscal, bem como fazer parte desse momento nos deixam muito felizes”, destacou Demetrio Luiz Pedro Bom Júnior.

História do Theatro

Considerado o 3º maior teatro de óperas do país, o Pedro II foi inaugurado em 1930, mas sofreu um incêndio em 1980, que destruiu boa parte de suas instalações. Na reinauguração, em 1996, após uma restauração completa e fidedigna, apenas a abóbada ganhou lustre e teto contemporâneos, já que a cúpula original havia sido totalmente destruída.