No dia 24 de outubro a Consulplan, no seu portal da internet (www.consulplan.net), publicou o gabarito definitivo, após a análise de recursos, com quatro anulações e a lista de aprovados.

Considerado como “resultado final”, pois a partir da publicação do gabarito e da lista dos candidatos que foram aprovados, há apenas a possibilidade de quem fez o exame em interpor recurso contra o resultado da prova objetiva, como por exemplo, pelo nome não estar na lista, mesmo tendo feito a pontuação necessária e a mesma não ter sido computada. Após tais possíveis recursos, podemos ter uma lista adicional de aprovados, mas que pouco acrescentará na disponibilizada no dia 24/10. O resultado final será homologado e a lista de aprovados publicada no Diário Oficial da União em data prevista para 14 de novembro deste ano.

Novamente um índice muito baixo de aprovados, cerca de 14% considerando o número total de candidatos que estão na lista sobre o total de inscritos (desconsiderando candidatos ausentes no dia do exame), implicando que as mesmas dificuldades impostas pelo exame ainda são enfrentadas.

Quem está aprovado, em especial após a homologação do resultado, poderá iniciar seu processo de registro junto aos Conselhos Regionais de cada Estado para poder exercer a profissão de forma legítima e assim evoluir no ramo contábil.

As duas edições exame de suficiência do Conselho Federal de Contabilidade ocorre uma em cada semestre, com a expectativa que o próximo seja em maio de 2024. É cada vez mais necessária uma preparação emocional, mental e técnica adequadas; e o quanto antes o candidato iniciar os seus estudos para a próxima prova, as chances da sua aprovação aumentam.

As últimas provas têm exigido muita concentração, administração do tempo, conhecimentos interdisciplinares e domínio de vários conceitos e conteúdos, para evitar as famosas “pegadinhas” e ganhar tempo em cada questão. São 50 (cinquenta) perguntas valendo um ponto cada, em forma de teste, com quatro alternativas para cada questão e são necessários 25 (vinte e cinco) acertos para obter a aprovação. A prova mantém um “padrão” de questões envolvendo o conteúdo programático e isso ajuda o candidato onde se encontra cada assunto, quais costumam ser mais cobrados, verificar os maiores índices de acertos e erros, dentre outros fatores para ajudar a atingir a pontuação necessária.

Devido às condições impostas pelo formato atual do exame de suficiência, o candidato que fará a primeira vez tal prova deverá estar ciente dos obstáculos para se preparar bem e aqueles que já fizeram exames anteriores, usarem da experiência e expertise para evitar as mesmas dificuldades que culminaram na reprovação. Trabalhar o emocional é fundamental para manter o foco e a disciplina, não deixando se abater pelos baixos índices de aprovação, pela ansiedade e nervosismo ou pelas “cobranças” que possam ter, mas sim usar tudo isso a favor e se dedicar com um bom planejamento e rotina de estudo, conhecendo bem o edital do exame, revendo e resolvendo provas anteriores, se atualizando com as normas, praticando exercícios, aprendendo com os erros e claro, dominar bem os conteúdos e tirar todas as dúvidas (pois no momento da prova, elas aparecem!).

Quem for prestar o exame deve ter em mente que o mesmo deve ser prioridade para realizar tudo o que foi comentado no parágrafo anterior. Se necessário, o candidato pode fazer um bom curso preparatório para ajudar na sua preparação pessoal e técnica. Porém ressalto que a dedicação deve ser intensificada e a aprovação colocada como missão! Um objetivo maior a ser alcançado.

Enfim, o exame de suficiência de 2023 terminou. Agora é momento de se preparar para 2024. E que venham mais aprovações! Rumo ao sucesso!

Demetrio Luiz Pedro Bom Junior

Contador e Administrador de Empresas

CRC SP-315480/O-1 / CRA SP 78891

1º vice-presidente – AESCON-RP