Em outros textos abordei a questão da importância da informação e da tecnologia, que tem relação com o descrito aqui; porém o objetivo é focar em como a contabilidade e a administração podem usar de maneira produtiva e eficiente os dados.

Coloco abaixo algumas definições de alguns elementos tratados neste texto:

Dado: Elemento descritivo de um evento que são desprovidos de qualquer tratamento lógico.

Informação: Conjunto de dados com um determinado significado e interpretação de maneira semântica.

Conhecimento: Conjunto articulado de informações por meio de vivência/experiência.

Assim podemos observar e concluir que um dado pode ser ou se transformar numa informação importante e, por conseguinte gerar e trazer conhecimentos que serão úteis para tomadas de decisões e etc. para diversos usuários sejam internos ou externos.

Por isso acredito ser importante que as empresas, de qualquer porte ou tipo, registrar e administrar muito bem seus dados, seja de forma eletrônica ou informatizada  ou até manual, pois até anotações simples podem conter informações valiosas!

A contabilidade, tendo confiança nos dados obtidos, muitas vezes passados pela entidade, deve classificá-los, registrá-los e relatá-los através de demonstrativos e relatórios de forma fidedigna e relevantes, pois neste processo que começa com a coleta e termina com a divulgação, onde diversos usuários se beneficiarão do que foi relatado, os dados são transformados em informação e conhecimento, inclusive com as bases de dados que podem ser criadas, gerando ainda mais utilidade.

Lembro que dados muitas vezes são cruciais para a avaliação de elementos patrimoniais e de resultado, como ativos, passivos, receitas, despesas, custos, outros ganhos e gastos; inclusive dados ou base deles podem gerar ativos, desde que atendam aos requisitos das normas contábeis, tais como o Pronunciamento Técnico CPC 00 – Estrutura Conceitual para Relatório Financeiro, o Pronunciamento Técnico CPC 04 – Ativo Intangível, dentre outras normas e itens que constam em outras como a NBC TG 1.000 – Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas.

Empresas munidas de bons dados, organizados de forma eficiente em arquivos, sistemas, dentre outras formas e soluções que de fato os agrupem e façam inter-relações com outros dados e que sejam arranjados e dispostos de forma precisa e oportuna, terão diferenciais e forma de conhecer melhor o seu negócio e de competir de forma ainda mais efetiva no seu ramo de atuação. 

Novamente ressalto, como em outros textos de minha autoria, a relação e parceria que deve haver entre contabilidade e administração, pois o levantamento e tratamento dos dados geram ainda mais credibilidade e confiabilidade para ambas, fomentando a continuidade do negócio e a fidelidade das informações prestadas e das decisões tomadas.

Saiba gerenciar seus dados e criar dentro da cultura organizacional a mentalidade, em todos os setores e níveis organizacionais, de se coletar e registrar os dados de forma precisa e atualizada, pois os benefícios são enormes!

Fica a dica de um pensamento: quais dados têm hoje no meu negócio que são importantes e valiosos que estou desperdiçando?

Sucesso a todos!

Demetrio Luiz Pedro Bom Junior

Contador e Administrador de Empresas

CRC SP-315480/O-1 / CRA SP 78891

1º Vice Presidente – AESCON-RP