Neste texto irei destacar e citar 23 fatores, pontos ou sugestões do que podemos dar atenção enquanto empreendedores, empresários, gestores ou envolvidos com a administração e condução de empresas, e também ajudar colegas, clientes com fatores parecidos na condução dos negócios deles.

Não irei enumerar para evitar criar uma hierarquia ou de dar favorecimento/importância para um ou outro tópico. Os pontos que destaco são:

– Gostar do que faz e se dedicar ao negócio e aos projetos.

– Estudar e se aprimorar sempre, independentemente da idade, procurar se atualizar com a sua formação e com aquilo que a gestão do se negócio exige.

– Acompanhar a rotina da empresa.

– Manter a estrutura organizacional num nível adequado ao negócio, evitando assim maiores gastos e desperdícios, focando dinamismo e rentabilidade.

– Fazer e implantar Planejamento Estratégico, que deverá ser acompanhado, controlado e modificado sempre que necessário.

– Fazer e implementar também o plano de negócios, que ajuda muito na criação, desenvolvimento e crescimento do negócio.

– Atentar para as oportunidades e ameaças que possam impactar no negócio.

– Acompanhar os cenários político, econômico, social/demográfico e mercadológico.

– Antever e procurar gerar mudanças, investir em novos produtos e serviços, atender o mercado e consequentemente as expectativas o cliente.

– Identificar os pontos fortes e fracos do negócio, mantendo, aprimorando e fortalecendo os mesmos.

– Prezar pela qualidade, bom atendimento e bons relacionamentos.

– Ser criativo.

– Estabelecer parcerias e boas negociações.

– Atrair e reter talentos, gerar clima organizacional que favoreça a produtividade e a motivação dos colaboradores e investir em treinamentos.

– Dar atenção ao fluxo de caixa da empresa.

– Gerenciar estoques para manter os custos num nível adequado, prezar pelo giro destes estoques e melhorar a rentabilidade.

– Não apenas com os estoques, mas identificar os gastos da empresa e também onde gera rentabilidade e receitas ou ganhos, gerenciando com maior eficiência e eficácia o empreendimento.

– Organizar e controlar o seu patrimônio; os bens e obrigações devem ser conhecidos e bem administrados evitando assim prejuízos e perca e produtividade operacional, fomentando investimentos mais eficazes.

– Prestar serviços com excelência buscando diferenciais competitivos.

– Usufruir e analisar os relatórios financeiros e contábeis que podem ajudar em vários aspectos.

– Enfrentar os problemas e dificuldades quando surgirem, de modo efetivo e sem deixar para depois aquilo que poderá se agravar.

– Buscar ajuda de especialistas, colegas, profissionais, colaboradores, clientes, dentre outros, que possam ajudar no enfrentamento de problemas e na busca de soluções.

– Ter resiliência e inteligência emocional para enfrentar diversas situações, mudanças e decisões, inclusive para algumas que possam surgir pelos pontos citados anteriormente.

Manter a saúde física e mental sua e também dos seus colaboradores ajuda muito em vários aspectos. Não existe fórmula mágica, busque a sua maneira de gerenciar da melhor forma o seu negócio, seja ele grande ou pequeno, e também de ajudar parceiros e clientes na gestão dos seus empreendimentos. A listaacima pode ser maior ou menor, diferente e incluir outros pontos. Você pode criar a sua! Feliz 2023 e muito sucesso e prosperidade!

Demetrio Luiz Pedro Bom Junior

Contador e Administrador de Empresas

CRC SP-315480/O-1 / CRA SP 78891

1º Vice Presidente – AESCON-RP