De acordo com os dicionários, ética se refere à conduta humana sob o ponto de vista do bem e do mal; ou seja, do certo e do errado no modo de agir. É uma avaliação dos nossos comportamentos que demonstramos aos outros, especialmente emrelação aos valores, regras, aspectos culturais e etc.

Dentro de uma organização creio que vale a pena ser um profissional ético, apesar das situações adversas que podemos encontrar no dia-a-dia das empresas, nas relações interpessoais, em negociações e em vários outros momentos e condições que podemos observar e estarmos inseridos. A ética ainda é valorizada. As práticas éticas estão escassas, portanto atuar de forma ética é algo evidenciado e bem visto por pessoas e organizações.

Muitas empresas prezam pela conduta respeitosa e ética dos seus colaboradores, parceiros comerciais, fornecedores, entrega de produtos e serviços de forma ética e com excelência aos clientes, enfatizam atividades e ações voltadas para responsabilidades: social, ambiental, promoção da cidadania e etc.

Ética organizacional é um conjunto de princípios e padrões que orientam o comportamento no ambiente corporativo e de negócios. E claro, uma empresa quer muitas vezes ser bem vista, e assim procuram comunicar uma imagem responsável e ética para os seus públicos de interesse.

Várias bibliografias tratam da ética, das etiquetas e regras de comportamento, das normas de conduta e do respeito como valores essenciais para o sucesso tanto empresarial como também pessoal. Então a ética é algo evidenciado e considerado por organizações e pessoas, especialmente pelos que lideram as instituições. Muitas organizações definem e consideram a ética tanto em suas Missões como também na sua relação de valores institucionais.

Todo profissional carrega dentro de si valores pessoais, familiares, religiosos e outros que foram percebidos, adquiridos e desenvolvidos durante sua vida, e leva isso para dentro das organizações e empresas em que atuam. Devemos perceber também, especialmente antes de ingressarmos dentro de uma organização, quais os valores e códigos de conduta que estão em prática no ambiente de trabalho, qual tipo de comportamento espera dos seus colaboradores e se tudo isso é interessante e aceito pelo profissional que vai ingressar e buscar evolução na instituição.

Nas relações entre corporações, especialmente as de grande porte, a ética é algo imperativo nas negociações, aquisições, criação e fortalecimento de parcerias, governança corporativa e etc. Os líderes e gestores destas organizações devem ser exemplos de conduta ética e transparências nos negócios e nos relacionamentos que realizam, e são exigidos para agirem dessa forma.

Devemos perceber em nossas atitudes e comportamentos aquilo que estamos comunicando aos demais colegas e colaboradores. Gestos, formas de conduta, etiqueta, aparência, expressões, controle ou inteligência emocional e etc. formam nossa imagem e somos avaliados por isso. Podemos pensar como estamos praticando nossa conduta e valores em relação aos outros e também perante a organização. Está condizente? Estou sendo sincero comigo mesmo e com os outros? Transmito transparência? Trabalho a empatia? Como os outros me enxergam?

Ser ético, não só como profissional, mas como pessoa antes e acima de tudo, vale muito à pena! E pode ser até um diferencial no mercado de trabalho, cada vez mais competitivo e exigente em termos de colaboradores ambiciosos (no sentido de buscarem crescimento e inovações), mas também éticos, responsáveis e exemplos de boa conduta. Muitas empresas não avaliam os profissionais apenas dentro do local de trabalho, mas quando este representa a instituição em algum evento externo ou mesmo quando estamos em momentos informais, podemos estar sendo avaliados em termos de comportamento e integridade pessoal.

Se me perguntarem quais os valores que eu acredito serem interessantes para ser um profissional ético, posso citar alguns como exemplo e reflexão: carisma, cordialidade, empatia, humildade, coerência, dedicação, honestidade, dignidade, solidariedade e outros.

É fácil ser este tipo de profissional? Depende de você. Ser ético exige atitude! Pense nisso!

Demetrio Luiz Pedro Bom Junior

1º Vice Presidente – AESCON RP

Referências Bibliográficas:​

KASPER, Pe. Gilberto. Ética, Justiça e Cidadania em favor da Dignidade Humana. Coletânea de Artigos Publicados. Ribeirão Preto, 2011.

KHOURY, Karim. Liderança é uma questão de atitude. São Paulo: Senac, 2009.

STEINBERG, Herbert. A dimensão humana da Governança Corporativa: Pessoas criam as melhores e as piores práticas. São Paulo: Gente, 2003.

VIEIRA, Maria Christina de Andrade. Comunicação empresarial: Etiqueta e ética nos negócios. São Paulo: Senac, 2007.