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18/07/2011 - Pequenos representam 65% do setor de supermercados

Novos bairros e o maior poder de renda da população explicam o avanço dos estabelecimentos em regiões periféricas

Luciene Garcia/ Jornal A CIDADE

Os chamados supermercados de bairro já representam 65% do total de lojas do setor em Ribeirão Preto. Conforme levantamento da regional da Associação Paulista de Supermercados (Apas), os pequenos somam 130 das unidades supermercadistas na cidade.

Até cinco anos atrás, os pequenos chegavam a 50% do setor, segundo apurado pela reportagem. O número desses estabelecimentos avançou 10%, ou 20 lojas, de 2007 para cá.

O número é ainda maior, porque nessa conta não entram mercadinhos ou as chamadas vendas com até 200 metros quadrados. Os supermercados de bairro possuem entre 200 e 800 metros quadrados.

O avanço do setor é explicado pelo surgimento de novos bairros e pelo avanço do poder de renda da população.

Tiago Albanezi, diretor regional da Apas, acredita que a competitividade nos preços dos supermercados de bairro, em comparação aos grandes, favorece o crescimento do segmento.

"O consumidor quer comprar perto de casa e ir às lojas quantas vezes achar conveniente", diz. "As compras são mais por impulso e 55% dos clientes hoje preferem ir a pé em vez de carro e ir mais vezes às compras".

Ele lembra que os grandes e hipermercados (acima de 3 mil metros quadrados) mantêm o ritmo de crescimento, mas o consumidor privilegia os mercados próximos para comprar produtos perecíveis e outros itens de primeira necessidade.

"O supermercado de bairro possui crescimento garantido e se aprimora para atender a clientela cada vez mais exigente" explica Albanezi.

Custos reduzidos

Um dos caminhos dos supermercados de bairro para conseguir preços mais competitivos e ampliar o mix de produtos nas gôndolas é a compra coletiva de mercadorias.

Os pequenos supermercados compram e abastecem suas lojas por meio de um sistema cooperativo.

Ribeirão Preto tem três redes, a Rede Outo e a Unirede, que fazem a negociação comercial, e a Rede 10, que mantém um depósito que abastece os 42 associados.

Os custos operacionais do armazém, que fica no Jardim Palmares, são bancados pelos próprios associados.

Segundo Tiago Albanezi, diretor regional da Apas, a meta é reter o cliente pelo máximo de tempo dentro da loja e potencializar as compras por impulso.

"As pessoas gastam menos tempo na loja e, quanto mais produtos variados e qualidade no atendimento o supermercado oferecer, maior é o seu crescimento", conclui.

 
Fonte: www.jornalacidade.com.br


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