Casa do Contabilista   /   Artigos   /   14/07/2011 - Sala do Empreendedor vai às ruas para formalizar 15 mil empreendedores

Enquete

Últimas Notícias

14/07/2011 - Sala do Empreendedor vai às ruas para formalizar 15 mil empreendedores

Casa do Contabilista é parceira na ação que levará informação aos bairros da cidade

Durante reunião no dia 8 de julho, na Sala do Empreendedor de Ribeirão Preto, foram discutidas as estratégias para o lançamento do Projeto “Comece Legal”, que com a ajuda da Casa do Contabilista, busca tirar da informalidade mais de 15 mil profissionais de bairros como Parque Ribeirão Preto, Jardim Procópio e Campos Elíseos.
A ideia é de que uma vez por mês, a Sala do Empreendedor Itinerante esteja em um bairro da cidade para esclarecer e orientar os trabalhadores informais sobre os benefícios da formalização, que inclui ter CNPJ, poder emitir Notas Fiscais, ter acesso a linhas de crédito e até participar de licitações  “A não formalização é resultado da falta de informação. Muitas pessoas não sabem que existe um lei que pode beneficia-las e um lugar que pode ajuda-los a ganhar cidadania empresarial, na qual o trabalhador passa a ter seus direitos e deveres reconhecidos”, ressalta Rodrigo Matos, gerente do Sebrae-SP de Ribeirão Preto.
O lançamento oficial do projeto será feito pela prefeita Dárcy Vera no dia 26 de julho, no Palácio do Rio Branco.
Para representar as entidades contábeis e contribuir para as tratativas do projeto, participaram da reunião o presidente da AESCON-RP, José Augusto Picão, e o diretor da Regional do SESCON-SP, José Marcelo Corrêa.

Ribeirão Preto
A Sala do Empreendedor no município, inaugurada em 19 de fevereiro de 2010, já realizou mais de 10.900 atendimentos ao público e tirou da informalidade mais de 5.419 empreendedores, a maioria, profissionais da construção civil como pintores, pedreiros,  além de cabeleireiros, manicures e vendedores de roupas. “A Sala do Empreendedor Individual é uma conquista do atual governo, que graças à ajuda da Casa do Contabilista, segue com muito sucesso”, disse Osvaldo Braga, que lembrou que durante um ano inteiro a AESCON-RP “pagou do próprio bolso uma funcionária para trabalhar na Sala do Empreendedor, sem ônus algum para a Prefeitura Municipal”.
Segundo levantamento feito pelo Departamento Nacional de Registro do Comércio, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ribeirão Preto é a quarta colocada no ranking de cidades em formalização de MEIs- Microempreendedores Individuais no Estado de São Paulo, ao longo do ano de 2010. A lei que regulamenta a MEI (Lei do Microempreededor Individual) é uma legislação federal, que permite a formalização dos empreendedores individuais e possibilita que milhares de pessoas regularizarem suas atividades profissionais sem burocracia.
Com a formalização, o empresário garante CNPJ, abertura de contas bancárias, empréstimos e emissão de notas fiscais, além de permitir acesso aos benefícios da Previdência Social, como o direito de auxílio maternidade, auxílio reclusão, auxílio doença e aposentadoria. 
Além da Casa do Contabilista e do SEBRAE, são parceiros da Prefeitura Municipal na Sala do Empreendedor o Banco do Povo, a CODERP (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto) e Associação Comercial e Industrial da cidade (ACIRP).

Serviço:
Sala do Empreendedor
Rua: Laguna nº 1.246
Informações: (16) 3618 7661 / 3618-5357
Horário de atendimento: segunda à sexta-feira, das 8h às 16h.


Av. Capitão Salomão, 280 - Campos Eliseos - Ribeirão Preto SP - 14080 210
Fone 16. 3625 7159  |  comunicacao@casadocontabilista.org.br
Desenvolvido pela TBrWeb
Este site atende aos padrões W3C (XHTML / CSS)