Casa do Contabilista   /   Artigos   /   25/04/2014 - No dia 25 de abril, categoria comemora o Dia do Profissional da Contabilidade

Enquete

Últimas Notícias

25/04/2014 - No dia 25 de abril, categoria comemora o Dia do Profissional da Contabilidade

 Contabilidade no Brasil possui 490 mil profissionais

 
Lápis, papel, calculadora e muitos números.  Para tantas planilhas e balancetes, há sempre um Profissional da Contabilidade auxiliando os gestores nas questões burocráticas das empresas. Mas, engana-se quem pensa que o Contador só atua na área técnica.  O papel do profissional vem crescendo e ele já trabalha no assessoramento e consultoria em gestão e no desenvolvimento e crescimento dos negócios.
 
No dia 25 de abril, é comemorado o Dia do Profissional da Contabilidade. Para a categoria, o momento é de consolidação e reconhecimento. Para o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), José Martonio Alves Coelho, a profissão no País está em constante desenvolvimento. “A integridade e a grandeza repousam da ação de muitos que nos antecederam, trilhando um legado de lutas e vitórias. Hoje, podemos comemorar o reconhecimento da importância da classe contábil para o desenvolvimento econômico do nosso País. Orgulho-me, também, em perceber que os novos profissionais buscam, cada vez mais, capacitação e excepcional conhecimento no exercício diário”, comemora Martonio.
 
De acordo com dados do CFC, só no Brasil, existem 491 mil profissionais registrados e 82 mil escritórios ativos. A região Sudeste é destaque e concentra mais da metade dos contadores, seguida do Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Norte. Nos últimos cinco anos, houve aproximadamente 170 mil novos registros de profissionais da Contabilidade. Do total de contadores e técnicos em contabilidade registrados nos 27 Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), cerca de 135 mil estão na faixa etária de até 35 anos.
 
E o universo feminino já ocupa quase metade do mercado na área da Contabilidade. De 491 mil profissionais, 202 mil são mulheres. Além disso, pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) mostra que mais de 58% dos profissionais da classe contábil preferem atuar em empresas da iniciativa privada ou abrir o próprio escritório a ter que ingressar no serviço público.
 
Para exercer a profissão, os bacharéis em Ciências Contábeis e  os técnicos em contabilidade devem se submeter ao Exame de Suficiência, instituído em setembro de 2010, pela Lei n.º 12249/10. A primeira edição de 2014 teve recorde de inscrições. Cerca de 55 mil pessoas realizaram as provas no dia 6 de abril, aplicadas em 137 cidades de todos os estados brasileiros. No Brasil, somente os cursos de Direito e Contabilidade utilizam esse recurso para medir o conhecimento e nivelar o mercado. Aprovado no Exame, o futuro profissional obtém o registro no Conselho Regional de Contabilidade.
 
Fonte: Comunicação CFC.

Av. Capitão Salomão, 280 - Campos Eliseos - Ribeirão Preto SP - 14080 210
Fone 16. 3625 7159  |  comunicacao@casadocontabilista.org.br
Desenvolvido pela TBrWeb
Este site atende aos padrões W3C (XHTML / CSS)