Casa do Contabilista   /   Artigos   /   03/09/2013- CFC e Fundação Escola Aberta do Terceiro Setor assinam convênio para formação de novos agentes com apoio do CRC SP

Enquete

Últimas Notícias

03/09/2013- CFC e Fundação Escola Aberta do Terceiro Setor assinam convênio para formação de novos agentes com apoio do CRC SP

 CRC SP foi o articulador da parceria; mais de 300 vagas serão oferecidas a profissionais de contabilidade, responsáveis pela prestação de contas de entidades do terceiro setor

O CFC (Conselho Federal de Contabilidade) e a Fundação Escola Aberta do Terceiro Setor assinaram um convênio de cooperação técnica para ampliar o campo de atuação dos cursos gratuitos oferecidos pela Escola Aberta do Terceiro Setor. A assinatura ocorreu no dia 30 de agosto, durante plenária do CFC, em Brasília.

A Escola Aberta do Terceiro Setor é um projeto de ensino à distância que forma agentes do terceiro setor, os quais contribuirão para a melhora da gestão nas entidades. 
O convênio estabelece que mais de 300 vagas, neste primeiro módulo, serão destinadas a profissionais de contabilidade, registrados no Sistema CFC/ CRCs e cadastrados no PVCC (Programa de Voluntariado da Classe Contábil).
Atualmente, a Escola Aberta do Terceiro Setor possui 1.100 alunos sendo capacitados por 54 docentes voluntários. De acordo com o titular da Promotoria de Justiça de Fundações de São Paulo, Airton Grazzioli, o objetivo é ter 5 mil pessoas em treinamento, a partir de 2014.
Com essa articulação, o CRC SP colocará em prática o conceito de cidadania por meio do voluntariado e incentivar que a classe contábil participe desses cursos e dê sua contribuição à sociedade brasileira.
Para o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRC SP, Gildo Freire, que, no ato, representou o presidente do CRC SP, Luiz Fernando Nóbrega, a formalização desse convênio permitirá que profissionais contábeis de todo o Brasil participem e se capacitem para atuar com mais segurança junto às entidades do terceiro setor. “A demanda por profissionais preparados tem aumentado a cada dia, uma vez que essas entidades buscam a profissionalização de sua gestão, especialmente na área técnica contábil, que exige uma prestação de contas transparente.”
De acordo com dados do CRC SP, a procura de vagas por parte de profissionais de contabilidade sempre foi grande. Nos primeiros módulos, 60% das pessoas inscritas eram da área contábil.
Aplicação do curso
Desenvolvido por 54 docentes voluntários, o conteúdo programático do curso é composto por módulos fundamentais e avançados. Os temas são contábeis, jurídicos, financeiros e sobre captação de recursos, voluntariado, comunicação e administração, abordados por meio de videoaulas, leituras, aplicação de conceitos e estudo de casos. O módulo contábil foi totalmente produzido por conselheiros e profissionais do CRC SP.
Sobre a Escola Aberta do Terceiro Setor
A Escola Aberta do Terceiro Setor foi criada em 2011 durante o III Congresso Brasileiro de Fundações e Entidades de Interesse Social, realizado em São Paulo, com a presença de autoridades governamentais, magistrados, membros do Ministério Público, profissionais de contabilidade, advogados, dirigentes e profissionais do terceiro setor. 
A ideia da escola surgiu da necessidade de se criar um projeto social para capacitar os profissionais das entidades do setor social, criando melhores condições de gestão dessas instituições.
 
 Sobre o CRC SP
 
 O CRC SP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo) faz parte do sistema de registro e fiscalização do exercício da profissão contábil. Em seus registros ativos constam mais de 140 mil profissionais e mais de 20 mil empresas de serviços contábeis. Por meio do CRC SP, esses profissionais e empresas contam com um diversificado programa de educação profissional continuada, composto por palestras, seminários e oficinas realizadas na capital e no interior. 
 
No portal do conselho estão disponíveis informações técnicas e notícias sobre o setor, disponibilizadas por diferentes ferramentas de comunicação, como a TV CRC SP. O objetivo do portal é esclarecer e levar conhecimento para profissionais e empresários da área contábil, reforçando a importância da profissão – www.crcsp.org.br / www.facebook.com/crcsp.oficial.
 

Av. Capitão Salomão, 280 - Campos Eliseos - Ribeirão Preto SP - 14080 210
Fone 16. 3625 7159  |  comunicacao@casadocontabilista.org.br
Desenvolvido pela TBrWeb
Este site atende aos padrões W3C (XHTML / CSS)