Casa do Contabilista   /   Artigos   /   05/07/2012 - Especialistas debaterão mediação e arbitragem como alternativa ao desenvovilmento sustentável

Enquete

Últimas Notícias

05/07/2012 - Especialistas debaterão mediação e arbitragem como alternativa ao desenvovilmento sustentável

Método rápido e eficaz para resolução de conflitos, a prática de Mediação e Arbitragem é um dos assuntos de grande interesse da sociedade moderna, devido à celeridade nos processos de julgamentos. Este é um dos temas que compõem a grade de programação do 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade, que acontecerá de 26 a 29 de agosto de 2012 na cidade de Belém-PA.
O evento, cujo tema é a "Contabilidade para o Desenvolvimento Sustentável , é uma realização do Conselho Federal de Contabilidade - CFC, do Conselho Regional de Contabilidade do Pará - CRC PA, com o apoio da Academia Brasileira de Ciências Contábeis e do Sistema CFC/ CRC’s e sob organização da Fundação Brasileira de Contabilidade - FBC.
Devido a relevância do tema, o Conselho Federal de Contabilidade - CFC criou, em 2011, o Grupo de Estudos de Mediação e Arbitragem como uma alternativa para contribuir na promoção da celeridade nos processos judiciários, consciente de que os mais de 480 mil profissionais da Contabilidade no País são agentes que podem contribuir para a difusão e aplicação do método no Pais, o que contribuirá para agilizar os conflitos empresarias. No 19º CBC, o tema será debatido pelos advogados Alexandre Palermo Simões e Adolfo Braga Neto, com a mediação do coordenador do grupo e vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC, Sergio Prado de Mello.

De acordo com Sergio Prado, o profissional da Contabilidade é um dos agentes que podem aplicar a Mediação e Arbitragem, uma vez que é responsável pela geração de informações e relatórios contábeis, que geralmente são as bases de argumentação dos conflitos.

Dentre as várias atividades que realiza, o Grupo de Estudos defende a inclusão da disciplina de Mediação e Arbitragem na matriz curricular do curso de Ciências Contábeis, com a finalidade de capacitar os profissionais que estão ingressando no mercado para adotar a prática e disseminá-la em seus escritórios e entre seus clientes, explica Sergio Prado.
O vice-presidente do CFC, Sergio Prado de Mello, está à disposição para falar sobre este importante tema. Para agendar entrevistas, entre em contato comigo pelo e-mail paloma@deleon.com.br ou pelos telefones (11)5017-4090//7604.
19º Congresso Brasileiro de Contabilidade
Além da Mediação e Arbitragem, o 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade trará diversos outros temas que podem contribuir para a construção de uma sociedade sustentável, como por exemplo, as normas de contabilidade aplicadas aos setores privado e público, Governança e processo sucessório nos escritórios de contabilidade, Normas internacionais de educação, Responsabilidade civil, penal e ética do profissional da Contabilidade, entre outros.

O evento acontecerá de 26 a 29 de agosto de 2012, reunindo mais de cinco mil profissionais, especialistas, autoridades nacionais e internacionais e estudantes em painéis, apresentação de trabalhos e palestras. Haverá também uma Feira de Negócios e Oportunidades, espaço com estandes para apresentação de produtos e serviços que facilitam a atuação do profissional contábil, além de promover o intercâmbio entre os participantes. O programa completo do 19º CBC está disponível no site www.congressocfc.org.br.


Av. Capitão Salomão, 280 - Campos Eliseos - Ribeirão Preto SP - 14080 210
Fone 16. 3625 7159  |  comunicacao@casadocontabilista.org.br
Desenvolvido pela TBrWeb
Este site atende aos padrões W3C (XHTML / CSS)